A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou um requerimento em que solicita a realização de audiência pública para debater sobre educação domiciliar, chamada de homeschooling. O requerimento é de autoria da vereadora Silmara Miguel (PSD) e foi aprovado na tarde desta terça-feira, 12, durante a sessão ordinária.
A autora do requerimento defendeu a realização do debate, destacando a importância do tema da modalidade de ensino domiciliar. “Nós queremos fazer uma audiência pública para discutir esse tema de extrema importância e de forma ampla e poder ouvir todos os lados, tanto as opiniões contrárias como as favoráveis e para ouvir todas as esferas”, explicou, afirmando que o STF garante a constitucionalidade do homeschooling e que existe um projeto de lei que já está tramitando para a autorização e a regulamentação da educação domiciliar.
Tema gerou discussão
No entanto, o requerimento gerou discussão na Câmara. Ailton de Souza, o Ito (PL), justificou o voto contrário ao requerimento e disse que “lugar de criança é na escola”. Ainda informou que, devido à aprovação, o Conselho Tutelar deve ser chamado para participar do debate.
O vereador Adriano Pereira (PT), que também votou contra, disse que também defende que o “lugar de criança é na escola” e ainda alegou que seria incoerente votar à favor visto que defende a valorização dos professores e a educação.
“Eu tenho ensino fundamental, médio e sou formado em Gestão Pública, mas não tenho toda a formação necessária para lecionar e educar tudo aquilo que o meu filho precisa”, justificou.
Já o vereador Gilson de Souza (Patriota), que votou favorável, disse que é um dos maiores defensores da educação na Câmara de Blumenau e afirmou que “não pode tolher o direito de informação da vereadora Silmara para buscar o debate”. “A educação que eu acredito ensina que nós devemos fazer o debate”, pontuou.
Leia também:
1. Casal coreano abre novo restaurante em Blumenau para trazer gastronomia de seu país
2. Saiba quando será pago o décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas
3. Ônibus retornam a operar normalmente a partir dessa quarta-feira em Blumenau
4. Saiba como apreciar o Risottaço, o maior risoto de Linguiça Blumenau do Brasil
5. Conheça o Mansarddach, tipologia de telhado trazida para nossa região pelo imigrante alemão
Veja agora mesmo!
As histórias do “Luiz de Orobó”, personagem que marcou o futebol e agora está em Blumenau: