Câmaras de bronzeamento são fiscalizadas pelo Procon de Blumenau
Fiscalização atende solicitação do Ministério Público e conta com a participação da Polícia Civil e Vigilância Sanitária
Estabelecimentos de Blumenau que utilizam câmaras de bronzeamento artificial para fins estéticos passaram a ser fiscalizados a partir desta terça-feira, 12. A ação conjunta inclui o Procon de Blumenau, a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária.
A medida atende solicitação do Ministério Público de Santa Catarina, já que o uso deste tipo de equipamento é proibido no país desde 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Leia também: Cigarro eletrônico: venda ilícita está na mira do Procon de Blumenau
De acordo com o diretor do Procon de Blumenau, André Moura da Cunha, caso a fiscalização encontre os equipamentos, eles serão lacrados e os estabelecimentos serão autuados conforme determina a legislação.
Além disso, o proprietário é deslocado até à delegacia para formalização do Boletim de Ocorrência, tendo como priore a Vigilância Sanitária e o Procon e a Polícia Civil como testemunhas.
A proibição do uso de câmaras de bronzeamento para fins estéticos se dá pelos malefícios causados pelos equipamentos, como câncer de pele devido à presença da luz ultravioleta, envelhecimento da pele, além de problemas de visão também pela presença da luz ultravioleta e queimaduras.