Cancelamentos constantes de corridas de Uber em Blumenau fazem aplicativo banir motoristas

Mais de 1,6 mil parceiros de todo Brasil foram excluídos

Quem é usuário do aplicativo de transporte Uber já conhece o calvário: para tentar conseguir uma corrida, especialmente em horário de pico, você provavelmente vai passar por alguns cancelamentos antes de entrar em um carro para ir ao seu destino.

A moradora de Blumenau Yoana Carmo depende das caronas por aplicativo para ir às aulas de dança. O trajeto é curto, do Centro de Blumenau ao Parque Vila Germânica, mas toda semana ela passa por cancelamentos.

“É um atrás do outro. Em dias de chuva é pior ainda. Também reparo que quando você está no supermercado fica ainda mais difícil, porque não querem carregar as compras. Isso que nem moro em um lugar mais afastado, onde tendem a cancelar mais ainda”, relata.

Por conta desse movimento crescente de motoristas cancelando corridas, a empresa decidiu tomar medidas drásticas. Parceiros que excederam o número de cancelamentos nos últimos 30 dias foram oficialmente banidos da plataforma.

Um deles foi o blumenauense Josleandro Andresse, que atua há mais de dois anos como motorista. Ele já estava na categoria platinum, a segunda mais alta. Com 4,95 estrelas, a taxa geral de cancelamento dele era de 2%.

Entretanto, no último mês, ele cancelou 2.572 viagens das 3.023 que aceitou – ou seja, 85% das suas corridas. Por isso, teve a conta permanentemente desativada. Segundo a Uber, cerca de 1,6 mil motoristas foram excluídos em todo Brasil por “cancelamento excessivo” de viagens.

“Foram mais de dois anos como motorista de aplicativo, com uma nota boa, vários elogios e é assim que a operadora age. Sem um aviso. Coloca a opção de poder cancelar a corrida e mesmo se contradiz te punindo por isso”, opina.

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Nesse período como motorista, Josleandro já chegou a ser assaltado e sequestrado por um cliente que o acionou pela Uber. Entretanto, seguiu usando o aplicativo por confiar nele. Apesar de que já entendia que ele não cumpria com o objetivo inicial.

“É triste saber com a Uber chegou bem no Brasil, mas não cresceu conforme a demanda e a inflação. Aquele serviço de qualidade, com atendimento rápido e sem cancelamento, não existe mais, porque infelizmente a empresa age de forma errada”, explica.

Josleandro entrou com um processo judicial para recuperar a conta, mas sabe que ele pode demorar. Atualmente, ele segue atuando em outras plataformas, como 99 e inDriver, pois depende desse trabalho para bancar a família. Porém, afirma que perdeu entre 30 e 40% do rendimento dele sem a Uber.

“Os que realmente dependem dessa renda, como eu, muitas vezes têm que escolher quais corridas aceitar por conta das tarifas e taxas. O preço de manter os custos do veículo e atender de forma adequada é muito alto. Vários pais de família perderam a fonte de renda”, alega.

“Não é só o motorista que cancela”

Parceiro da plataforma desde 2017, Sérgio Luiz explica que o momento que a Uber está vivendo atualmente é atípico. Apesar de um pequeno aumento no repasse aos motoristas, eles seguem precisando “escolher” as corridas para que os custos não ultrapassem os ganhos.

“O cancelamento não é só do lado do motorista. Muitos usuários ficam com dois aplicativos abertos, chamam o Uber, mas cancelam quando ele está a caminho porque o 99 ficou R$ 1 mais barato. Virou um leilão”, critica.

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Para ele, os cancelamentos são justificáveis quando o passageiro está muito longe, quando a pessoa que está no local não é a mesma que chamou o carro ou quando o cliente está em um local de difícil acesso e não aceita se deslocar.

Entretanto, ele opina que a Uber não exclui ninguém “de bobeira”. Para ele, falta consciência dos parceiros de que o passageiro é o principal agente nessa prestação de serviços. “Os motoristas de aplicativo são muito desunidos, só pensam em si mesmos.”

A reportagem entrou em contato com a Uber que emitiu uma nota como posicionamento sobre o tema. Confira abaixo na íntegra:

Motoristas parceiros são profissionais independentes e, assim como os usuários, podem cancelar viagens quando julgarem necessário. Cancelamentos excessivos ou para fins de fraude, porém, representam abuso do recurso e configuram mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento e prejudicam intencionalmente a experiência dos demais usuários e motoristas. A Uber tem equipes e tecnologias próprias que revisam constantemente as viagens e os cancelamentos para identificar suspeitas de violação ao Código da comunidade e, caso sejam comprovadas, banir as contas envolvidas.

Comportamentos como a prática de cancelar diversas viagens em sequência e logo após terem sido aceitas prejudicam negativamente todos que usam a plataforma porque, de um lado, impedem que outros motoristas parceiros gerem renda atendendo as mesmas solicitações de viagens canceladas, e, por outro, deixam os usuários esperando mais tempo ou até desistindo da solicitação.

O abuso no cancelamento de viagens não tem nada a ver com a liberdade do motorista parceiro de recusar solicitações. Na Uber, o motorista é totalmente livre para decidir quais solicitações de viagem aceitar e quais recusar. A conexão entre parceiro e usuário – quando nome, modelo e placa do carro são compartilhados e o usuário recebe a confirmação de que o motorista está a caminho – só ocorre depois do motorista ter conferido as informações da solicitação (tempo, distância, destino etc.) e decidido aceitar a realização da viagem.


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