Candidatos de Indaial, Gaspar e Pomerode também receberam auxílio emergencial com patrimônio incompatível
Todos eles tiveram os valores bloqueados
O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou uma lista de candidatos às eleições 2020 que receberam o auxílio emergencial, mas têm patrimônio incompatível, acima de R$ 300 mil. De acordo com o TCU, estes casos demonstram potenciais integrantes do rol de inclusões indevidas do benefício, “uma vez que os indícios apontam renda incompatível com as regras do programa”.
Em Blumenau, nove candidatos a vereador, de oito diferentes partidos, fizeram esta solicitação e chegaram a receber os auxílios. Em Gaspar, isso ocorreu com três candidatos, enquanto que em Indaial foram dois, mesmo número de Pomerode – esta último, porém, contém a peculiaridade de ter um candidato a prefeito no rol dos recebedores. Pomerode também se destaca por ter os dois candidatos nestas circunstâncias com patrimônios acima de R$ 1 milhão.
O TCU adverte, porém, que os resultados são apenas indícios de renda incompatível com o auxílio. Há risco de erro de preenchimento pelo candidato. Há risco de fraudes estruturadas com dados de terceiros. Só o Ministério da Cidadania pode confirmar se o pagamento é indevido. Só o TSE pode confirmar eventuais crimes eleitorais.
Os dados dos candidatos são públicos e estão disponíveis no site do TSE. Os dados dos beneficiários do auxílio são públicos e estão no Portal da Transparência.