Casa asilar de Blumenau recebe testes e equipamentos para combater Covid-19
Cerca de 620 instituições brasileiras receberão EPIs, testes e equipamentos eletrônicos durante três meses
A Casa São Simeão, de Blumenau, foi uma das escolhidas entre 619 instituições brasileiras voltadas para os idosos para participar da ação Todos pela Saúde. Por três meses, a casa asilar receberá um conjunto de ações de prevenção, monitoramento e testagem.
A iniciativa do Itaú Unibanco direcionou R$ 100 milhões para 29 mil idosos e 22 mil cuidadores em 22 estados. Foram localizadas Instituições de Longa Permanência para Idosos localizadas em municípios com mais de 200 mil habitantes e com altos índices de casos confirmados de Covid-19.
Na região, o Asilo Dom Bosco de Itajaí também foi beneficiado. Ambas instituições serão acompanhadas pela gerontóloga Malvina Juliane Ribeiro. “Vamos fazer o acompanhamento, com visitas regulares e testagem de 100% dos residentes e profissionais de instituições”, comentou a especialista.
No início de Julho, a Casa São Simeão foi atingida pelo ciclone extratropical que passou pelo estado e os idosos precisaram ser realocados. A ajuda vem num momento em que o espaço passa por reformas para atender os residentes.
As entregas envolvem EPIs (máscaras cirúrgicas e de pano, óculos de proteção, face shield, luvas, avental, gorro, termômetros e oxímetros) e itens de higiene (álcool em gel e líquido, sabonete, hipoclorito e papel toalha).
Conectando idosos e crianças
Além disso, foram entregues aparelhos como tablets, televisores, rádios a pilha e maquinas de lavar e secar, tudo para melhorar as condições de funcionamento das ILPIs atendidas e minimizar o impacto do isolamento social no dia a dia dos idosos.
“Com os tablets os idosos vão poder receber ligações das crianças da Escola General Lúcio Esteves e da Escola Tancredo Neves, de Indaial. Um carinho a mais, já que eles não podem receber visitas dos familiares por conta do isolamento”, comemora Malvina Ribeiro.
As escolas fazem parte do Projeto De Geração para Geração, que conecta os idosos e as crianças. O projeto intergeracional traz atividades lúdicas, como a pintura do muro da casa asilar que ocorreu no final de 2019.