Casa da rua Hermann Huscher é demolida, em Blumenau
Imóvel estava comprometido desde os deslizamentos de 2008
A Prefeitura trabalha na manhã deste sábado, 10, na demolição de uma casa da rua Hermann Huscher, no distrito do Garcia. O imóvel de alvenaria, que fica ao lado de um barranco que deslizou no desastre climático de 2008, é o segundo da rua a passar por intervenções da Defesa Civil este ano. Em maio, uma residência foi desocupada e interditada.
“Nós temos feito um trabalho junto à Defesa Civil e Secretaria de Manutenção e Conservação também para avaliar essas áreas que estão afetadas desde 2008, não só na questão da demolição, mas na recomposição da normalidade. São várias ações para buscar recompor a normalidade da cidade em vários pontos”, explicou o prefeito Mário Hildebrandt, que acompanhou a demolição.
A equipe de Assistência Social também acompanhou os trabalhos no local, já que há indícios de que ao menos uma pessoa vivia na casa, abandonada em 2008 após ficar comprometida pelos deslizamentos. Um cachorro e roupas que estavam no terreno foram retirados. Até o momento a pessoa que ocupava o espaço, um morador em situação de rua, não apareceu para receber instruções. Ele seria apresentado ao Centro Pop.
De acordo com a Defesa Civil, havia risco da estrutura cair e machucar não só moradores, como prejudicar o imóvel vizinho. Em junho, o que restou de uma antiga loja de móveis do bairro Victor Konder foi completamente destruído após solicitação da Prefeitura.
Morro Dona Edith
As ações da Defesa Civil continuarão na próxima semana. Na terça-feira, 13, uma casa abandonada será destruída no Morro da Dona Edith. Segundo informações de moradores, o proprietário está preso há anos.
A estrutura, além de estar em área de risco, é tomada por cupins, comprometendo imóveis vizinhos, já que pode cair a qualquer momento. A averiguação ocorreu em parceria com a Polícia Militar, que ocupa a comunidade desde o começo deste mês.