Casarão da rua XV é parcialmente demolido, em Blumenau
Apenas a fachada será mantida e restaurada
A empresa proprietária do casarão azul localizado no início da rua XV de Novembro já trabalha na demolição parcial do local. Em janeiro a Justiça ordenou a recuperação do imóvel, atendendo ao pedido do Ministério Público e prefeitura. Porém, a recuperação tratava-se apenas da fachada. A parte interna poderia ser demolida.
Com o fim do processo, no começo deste mês o Executivo emitiu o alvará de demolição. De acordo com o Diretor Municipal de Contencioso Judicial, Romualdo Paulo Marchinhacki, a TJPM Factoring e Participações Ltda, proprietária do casarão, deve cumprir algumas exigências.
Entre elas estão a de garantir a segurança dos pedestres enquanto houver os trabalhos de destruição, não utilizar máquinas grandes porte e utilizar os fundos do imóvel para acessar o local, evitando assim o bloqueio do trânsito em uma das regiões mais movimentadas da cidade.
Apesar de ser uma propriedade particular, o edifício é tombado pelo Governo de Santa Catarina e nos últimos anos tem colocado em risco os prédios com quem divide parede, caso do Museu de Hábitos e Costumes e também da sede da Câmara de Vereadores.
Com a demolição da estrutura erguida no final do século 19, os problemas também desaparecem. A empresa teria manifestado interesse em construir um novo empreendimento atrás da fachada, que será restaurada. Porém, até o momento não chegou à prefeitura nenhum pedido de construção ou validação de novo projeto. O prazo legal para o término do atual serviço é de 90 dias.