+

Caso Jaguar: defesa de Evanio Prestini fala que “meninas foram vítimas do próprio destino”

Sustentação da defesa terminou por volta das 19h15

*Colaborou Eliz Haacke

A defesa de Evanio Prestini, réu no Caso Jaguar, começou a sustentação oral no fim da tarde desta quarta-feira, 19, no Fórum de Gaspar. Durante a fala, o advogado José Manoel Soar relatou que as meninas, que morreram no acidente, foram “vítimas do próprio destino”.

A sustentação oral iniciou por volta das 17h50 e seguiu até 19h15, quando o julgamento teve uma pausa para a réplica do Ministério Público. A lista de defesa de Evanio Prestini conta com dez advogados, destes apenas dois deles usaram o tempo: José Manoel Soar e Roberto Brzezinski Neto.

José Manoel iniciou sua fala relatando que o perito apresentado, com certificação internacional, foi desmerecido pelo Ministério Público. Ele defendeu que o cliente não estava embriagado e que apenas tomou duas vodcas. 

Acompanhe: TEMPO REAL: Acompanhe agora o julgamento de Evanio Prestini, do Caso Jaguar

“Acidente tem que ser tratado como acidente, mas os promotores não querem, querem pena de 20 anos para cima”, relatou o Dr. José Manoel, conhecido como Dr. Jaraguá. Ele continuou dizendo que Evanio Pestrini não cometeu um crime e sim um acidente. E que Evanio não teria razão para matar uma pessoa que não conhece.

O advogado ainda chorou falando sobre Deus. “Esse Deus que perdoa. Esse rapaz não cometeu um homicídio, cometeu um acidente”, disse. Durante sua fala, o advogado também criticou a utilização do vídeo do Pateta, um popular desenho animado, utilizado pelo promotor do Ministério Público.

Dinâmica do acidente

 O advogado José Manoel Soar também comentou sobre a dinâmica do acidente. “Seis horas da manhã. Uma reta. Verão. Estou no carro dirigindo, quatro amigas, todas cantando, segundo elas dizem, vejo um carro branco vindo. O que eu tenho que fazer?”, questionou. 

Para ele, era necessário ter diminuído a velocidade e, caso o carro invadisse, as vítimas teriam que ter ido para a direita. “A única alternativa que elas tinham para dizer é que ele veio na contramão, ela tira para esquerda e ele volta para a pista dele e os dois carros batem na pista dele. Essa é a versão do motorista do Palio”, diz o advogado de defesa. E reforça dizendo que a motorista tinha que sair para a direita. 

Após a fala, outro advogado de defesa de Evanio Prestini assumiu a fala. Roberto Brzezinski Neto iniciou mostrando um vídeo do depoimento de um policial da Polícia Militar Rodoviária (PRF) gravado após o acidente. 

Testemunhas

“O policial diz que o acidente foi em uma reta grande e na metade de uma reta. É possível que os dois estavam em velocidade baixa”, diz policial durante depoimento em vídeo feito após o acidente e que é exibido pelo advogado de defesa.

Roberto também disse que os promotores desistiram de testemunhas e que preferiram um vídeo do Pateta. “Eu nunca tinha visto desistir de testemunhas: o motorista do ônibus, um policial e o casal que filmou o carro em zigue-zague”, conta. 

“Deu tempo para falar dentro do carro, não foi de repente. Elas viram o carro vindo. Por que ela não jogou o carro para a esquerda?”, continua advogado. Roberto terminou sua fala pedindo por justiça.

Leia também:
1. Julgamento de Evanio Prestini: o que disseram as vítimas sobreviventes do Caso Jaguar
2. TEMPO REAL: Acompanhe agora o julgamento de Evanio Prestini, do Caso Jaguar
3. Livro “Alto Vale do Itajaí: o Vale dos Papagaios” será lançado durante evento em Florianópolis
4. Prefeitura de Blumenau antecipa primeira parcela do 13º salário
5. Operação que investiga autoria dos tiros na casa de ex-secretário municipal é deflagrada em Blumenau, Indaial, Timbó e Pomerode


Veja agora mesmo!

Pedra afrodisíaca? Beto Baby conta sobre momentos engraçados da juventude para Sargento Junkes:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo