Casos, hospitalização e óbitos: gráficos mostram queda no avanço da Covid-19 em Blumenau
Confira dados do último um ano na cidade
O mês de maio veio acompanhado de uma perspectiva mais otimista sobre a pandemia de Covid-19 em Blumenau. Com menos mortes por dia, uma redução significativa de novos casos e leitos disponíveis nas Unidades de Tratamento Intensivo na cidade, os números trazem um respiro para a população.
É claro que o vírus continua entre nós e os cuidados continuam tão imprescindíveis quanto no mês passado, quando os leitos de UTI passaram semanas além da sua ocupação total. Porém, a queda nos números acompanhada da intensificação da vacinação traz esperança.
Observando apenas os resultados positivos, divulgados diariamente pela prefeitura, é possível observar uma diminuição de quase 54% entre 12 de março (217 novos casos) e 12 de maio (100), data do último boletim.
Uma redução parecida foi registrada entre novembro do ano passado, quando no dia 12 foram 280 novos casos, e janeiro, quando eram 166. A queda foi de 40,7%. Entretanto, na época a situação ainda era mais preocupante do que no momento.
Nesta quarta-feira, 12, havia 59 pessoas nas UTIs da cidade. Em comparação ao mesmo dia em abril, a redução foi de quase 29%. Já se somarmos todos os hospitalizados do dia 20 de março, 136 pessoas, a redução para o mesmo índice nesta quarta foi de quase 50%.
A prefeitura também passou a contabilizar a taxa de ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo de uma forma diferente. Após a polêmica envolvendo a divulgação do número contabilizando leitos que não estavam ativos, eles passaram a divulgar os dois números.
Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos de UTI que estão funcionando em Blumenau, é de 89,4%. Nos 66 leitos, há 48 blumenauenses e 11 pacientes de outras cidades. Porém, se contabilizarmos os leitos de guerra, a taxa cai para 62,8%.
A taxa de letalidade da cidade também continua abaixo da média regional e estadual. Dentre a população contaminada, 0,96% não sobreviveu. Nesta quinta-feira, 13, o número de óbitos subiu para 501.
O homem de 69 anos morreu no último domingo, dia 9 de maio, mas só teve o resultado confirmado na quinta. Ele foi internado horas antes de falecer. De acordo com a prefeitura, o idoso tinha comorbidades.
Para observar o gráfico abaixo com mais detalhes, clique nos círculos coloridos nas legendas para modificar os dados que aparecem na tela.
Leia mais notícias sobre o coronavírus:
– Governo sanciona afastamento de gestantes do trabalho presencial
– Carlos Moisés sinaliza prioridade para vacinação dos profissionais da educação
– Endividados, empresários de casas noturnas de Blumenau lançam campanha com pedido de socorro