Catarinense que trabalhou 80 anos em uma única empresa entra para o Guinness Book

Emocionado, o recordista adianta que não pensa em se aposentar

Catarinense que trabalhou 80 anos em uma única empresa entra para o Guinness Book

Emocionado, o recordista adianta que não pensa em se aposentar

Redação

O catarinenese Walter Orthmann foi reconhecido pelo livro dos recordes como o homem que tem o maior tempo de serviço em uma mesma empresa no Brasil. Ele completou 80 anos de trabalho na Renaux View. O certificado oficial do Guinness World Records foi entregue pelo atual presidente Michel Temer nesta quarta-feira, 2, em Brasília.

 

Oito décadas de trabalho

Para Orthmann, não há segredos para alcançar oito décadas ininterruptas de trabalho na mesma empresa.

“Basta ter saúde, disciplina e paixão no que se faz. É preciso gostar de trabalhar e fazer o que gosta”, ressalta.

Emocionado, o recordista adianta que não pensa em se aposentar.

“Fiquei muito contente em receber o certificado no lugar de trabalho do presidente da nação e, enquanto puder andar e trabalhar, não vou parar. O trabalho é bom e saudável”, complementa.

O catarinense iniciou a trajetória profissional aos 15 anos, em 17 de janeiro de 1938, na expedição da empresa, até então com 13 anos de existência.

“Mesmo depois de tantos anos, minha rotina não mudou, faço minhas oito horas diárias como qualquer funcionário. Hoje, também atuo ensinando os mais jovens”, comenta.

Destaque como vendedor

Com raciocínio rápido, Orthmann conquistou a confiança da chefia e, promovido como office-boy, era encarregado de levar e buscar de bicicleta as correspondências no correio. Uma vez ao mês também coletava o salário de todos os funcionários no banco.

Anos depois, no departamento comercial, área em que atua há anos na empresa, sua facilidade em vender chamou a atenção e foi exportada para grandes centros compradores, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Com viagens frequentes, Orthmann testemunhou os avanços da aviação com as mais diversas aeronaves até os modelos mais modernos, acumulando mais de 7,5 mil horas de voos. Ao longo carreira recebeu mais de mil salários, sendo pagos em sete moedas diferentes: réis, cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, cruzeiro real e real.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo