Cinco perguntas e respostas sobre como funciona o Serviço de Proteção ao Crédito

Horário de atendimento em Blumenau foi ampliado

Cinco perguntas e respostas sobre como funciona o Serviço de Proteção ao Crédito

Horário de atendimento em Blumenau foi ampliado

Redação

O horário de atendimento do Serviço de Proteção ao Crédito (PSC) de Blumenau foi ampliado. Antes funcionava das 9h às 18h, e agora começa às 8h30. A medida precisou ser tomada devido à grande procura pelas serviços.

Você sabe para que serve o SPC?

O SPC é o sistema de informações das Câmaras de Diligentes Logistas. Ele reúne dados de crédito sobre pessoas físicas e pessoas jurídicas. O objetivo é auxiliar o empresário na tomada de decisões sobre concessão de crédito, além de fazer a ponte para quitação das pendências.

Abaixo, confira cinco perguntas e respostas sobre os serviços do SPC:

1 – Como faço para saber se meu nome está incluído no SPC?

Compareça ao setor de atendimento do SPC da CDL Blumenau para fazeruma consulta. É obrigatório apresentar documentos de identificação (RG e CPF).

Não é permitido fazer consultas por telefone e para terceiros. Caso o interessado não possa vir pessoalmente, é preciso que o representante traga uma procuração reconhecida em cartório e os documentos de identificação.

2 – Recebi uma carta do SPC avisando que o meu nome está sendo incluído no banco de dados de devedores. O que fazer?

A informação poderá não aparecer no SPC, pois o nome fica disponível para consultas apenas após 10 dias da data da postagem. Na carta que você recebeu está indicado o nome da empresa que solicitou a inclusão e o telefone dela para contato.

3 – Estou registrado no SPC, porém desconheço o débito. O que fazer?

Compareça ao setor de atendimento do SPC da CDL Blumenau para fazeruma consulta, que mostrará o nome e o número de telefone do estabelecimento que fez a inclusão. Lembre-se que é obrigatório apresentar documentos de identificação (RG e CPF).

Após a consulta, com as informações recebidas, entre em contato com a empresa. Após você efetuar o pagamento do débito existente ou renegociar a dívida, a empresa procederá ao cancelamento do registro junto ao banco de dados do SPC e seu crédito será restabelecido.

4 – Já quitei minha dívida, quanto tempo demora para meu nome sair do SPC?

Após você efetuar o pagamento do débito ou renegociar a dívida, a empresa cancelará o registro junto ao banco de dados do SPC em até cinco dias úteis. Não é a CDL que inclui ou retira o nome do consumidor no SPC, mas sim o empresário.

5 – O SPC envia correspondência ou cobrança via e-mail?

Não. Em caso de dúvida, entre em contato com a CDL e não com o número fornecido no e-mail. O SPC não envia comunicações via e-mail a nenhum consumidor. No caso de inclusão do nome no SPC as entidades integradas enviam correspondência via Correio. Se você receber e-mail nome do SPC, não acesse nenhum link, pois pode ser uma mensagem fraudulenta ou com vírus.

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