Células neonazistas: Conselho Nacional de Direitos Humanos responde prefeito de Blumenau
CNDH reiterou que a pesquisa não é do órgão e, sim, da Unicamp
O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) respondeu o ofício que foi enviado pela Prefeitura de Blumenau sobre os estudos e a possibilidade de haver células neonazistas no município. De acordo com o CNDH, um estudo teria apontado que Blumenau tem 63 células neonazistas.
O órgão do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania reiterou que “a pesquisa solicitada não é do CNDH e sim da Unicamp, datada de 2022, sendo necessário
se reportar a essa instituição de ensino para a obtenção de outras informações a ela relacionadas.”
Entre os dias 10 e 12 de abril, um comitê do CNDH veio para Santa Catarina investigar o aumento das células neonazistas e Blumenau estava na lista de lugares visitados. O Conselho também disse que “não desenvolve seus trabalhos nas cidades por “quantidade de células neonazistas”. Adota-se como parâmetro a Resolução 78/190, de 19 de dezembro de 2023, das Nações Unidas, no que se refere ao Combate a Glorificação do Nazismo, do neonazismo e outras práticas que contribuem a exacerbar as formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e formas conexas de intolerância.”
O CNDH comentou que tentou diálogo com a Secretaria de Educação, porém, não houve retorno hábil. Já a prefeitura diz que “a secretaria ficou sabendo que teria uma agenda com o Conselho apenas no dia da referida reunião, ao ser questionada pela imprensa. Foi então que se descobriu que foi enviada uma mensagem por e-mail para um ex-servidor da secretaria, apenas um dia antes da referida reunião, e este e-mail foi parar na caixa de spam. Mesmo assim, sabendo da visita do conselho, a secretária Sônia Cipriani cancelou a agenda que tinha no mesmo horário e se colocou à disposição para recebê-los. Mas ninguém apareceu.”
Por fim, o Conselho Nacional dos Direitos Humanos convidou o prefeito Mário Hildebrandt (PL) para uma reunião.
Leia também:
1. Moradores relatam danos e problemas na praça do Terminal da Água Verde, em Blumenau
2. Moradora de Blumenau descobre que nome do pai consta como “Morto pelo PT” após buscar atendimento à dengue
3. Conheça o estudante blumenauense que criou a trend do “tweet físico”, sucesso nas redes sociais do Brasil inteiro
4. VÍDEO – “Não consegui acreditar”; a reação da blumenauense que ganhou apartamento de R$ 400 mil de influenciadora
5. Pedro Sampaio e mais: veja quem serão os artistas que se apresentarão no Camarote Spaten da 39ª Oktoberfest Blumenau
Veja agora mesmo!
Técnico do Blumenau Futsal faz avaliação dos jogos do time na Liga Nacional: