Cervejeiros de Blumenau e região pedem Oktoberfest apenas com marcas locais

Demanda é que marcas regionais sejam celebradas na maior festa da cidade

Lideranças do Médio Vale se reuniram no Restaurante Vila Germânica na noite desta quarta-feira, 8, para conhecer o Movimento Oktober Artesanal. A demanda do Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado de Santa Catarina (Sindibebidas) e da Associação Vale da Cerveja é que os produtores locais sejam a estrela da festa.

Com o mote “nossa festa, nossa cerveja”, Daniel Reginatto, presidente do sindicato e diretor da Cervejaria Container, afirma que a capacidade de que as empresas da região deem conta da festa já foi “matematicamente comprovada”.

“Através dos anos criou-se um mito que as cervejarias artesanais não conseguiriam nunca fazer a Oktoberfest. Nós estamos aqui para provar o contrário. Estamos plenamente maduros e preparados para que isso ocorra há dois anos”, ressalta.

Cristóvão Vieira/Divulgação

Ele ainda comentou a preocupação da prefeitura em perder receita com a Oktoberfest Blumenau, mas afirmou que essa questão não faz sentido para o grupo. Uma proposta formal foi entregue ao município. Outras 35 entidades apoiam o movimento.

“Entregamos dois modelos de festas diferentes e em nenhum deles haveria perda de receita ou lucro. A decisão agora é política. Estamos prontos e comprovamos que temos capacidade de produção e econômica”, enfatizou.

Segundo ele, apesar de a cervejaria oficial da festa (atualmente a Spaten) entrar com um capital na festa, as cervejarias oficiais conseguiriam cobrir o valor. O montante é de R$ 2,5 milhões a R$ 3 milhões.

“Hoje as cervejarias artesanais com oito pontos na festa é responsável por 40 a 50% da venda. Isso é uma receita muito grande para apenas oito dos 25 pontos de chope. Matematicamente, conseguiríamos pagar a entrada e mais a decoração da festa e o boulevard que se pretende construir”, afirma Daniel.

O presidente do sindicato ainda aguarda a retomada do diálogo com a prefeitura após a apresentação da proposta.

De acordo com a última pesquisa realizada pelo Vale da Cerveja, a região tem cerca de 30 cervejarias artesanais. Apenas as 18 associadas à entidade produzem, juntas, 1,6 milhão de litros ao mês, com capacidade produtiva rapidamente ampliada por uma demanda sazonal como a Oktoberfest. São 274 medalhas em concursos nacionais e internacionais e 56 estilos produzidos.

Valmir Zanetti, presidente da associação, diz que o evento representa uma grande vitória para o setor. “É inédito que tantas entidades tenham se reunido para entender um pleito que parte das cervejarias, mas impacta de forma evidente toda a população através do desenvolvimento econômico e do turismo o ano inteiro”, comenta.

Colaborou Alice Kienen

Leia também:

1. VÍDEO – Corpo de mulher desaparecida é encontrado debaixo de residência no Vale do Itajaí
2. “Fazer gestão de respeito aos policiais e à população”; conheça projetos de nova delegada regional de Blumenau
3. FOTOS – Paciente se emociona ao receber visita do cão em hospital de Blumenau
4. Coordenadora do programa de bandas e fanfarras de Blumenau morre aos 59 anos
5. VÍDEO – Lanchonete envia pedras em lugar de lanche para cliente que tentou dar golpe do Pix em SC


– Assista agora:
André Espezim comenta sobre carreira, política e próximos projetos

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo