César Wolff

César Wolff é advogado e professor da Furb. Foi presidente da subseção Blumenau da Ordem dos Advogados do Brasil entre 2010 e 2015.

“Governos precisam merecer nossa confiança”

A cada elevação do nível do Rio Itajaí-Açu nossa gente, não sem motivo, inicia um processo de apreensão. Olhar atento ao leito do rio, aos eventuais deslizamentos em encostas, reserva de alimentos não perecíveis, de água potável, enfim, acompanhamento próximo das notícias veiculadas na imprensa e das informações prestadas pelas autoridades. É sempre assim.

Pois não é que exatamente nesses momentos, em que mais se demanda previsibilidade e segurança, o cidadão descobre que os governos não fizeram a sua parte?

Como pode em pleno Século XXI, com tantos e vultosos investimentos urbanísticos na cidade, financiamentos bancários de diversas obras públicas viárias, e o essencial, que é preservação a vida, não estar contemplado?

Descobrir que o radar meteorológico adquirido e construído com recursos do contribuinte, na casa dos milhões de reais, não funciona há cinco meses e não pode contribuir em absolutamente nada nessas horas é frustrante. Não tem sido diferente a situação das estações de medição (telemétricas), sempre aquém na manutenção e, por conseguinte, no funcionamento. Tudo parece muito improvisado, completamente incompatível com ações de governo.

São situações como essas, ditas promessas não cumpridas, que levam o cidadão e o eleitor a rejeitar em bloco a política e os governos, o que também não é bom. Governantes reclamam dessa hostilidade, mas é preciso reconhecer que temos razão. Especialmente diante desse nível de precariedade.

Moramos num vale e, com este, as cheias. É previsível que essas mesmas águas que nos permitiram aqui chegar e formar a nossa comunidade encubram, de tempos em tempos, boa parte de nosso território. Em geral, já mapeado e conhecido. O que não é previsível é a falta de informação segura, precisa e confiável. E isso não depende nem da mãe natureza e nem de reza; só dos nossos governos.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município Blumenau. Vem muita novidade por aí!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo