+

Chuva forte provoca alagamentos e deslizamentos em vários pontos de Blumenau

Região Sul da cidade registrou 93,6 milímetros de chuva em apenas 40 minutos.

Alagamentos em dezenas de ruas, casas e comércios atingidos, deslizamentos em vários pontos de Blumenau, casa destruída, trânsito parado, estação de tratamento de água interditada. Este é o saldo de uma tempestade que despejou mais de 90 milímetros de chuva sobre a cidade no fim da tarde desta terça-feira, 16.

A Defesa Civil registrou mais de 120 ocorrências de deslizamentos, obstrução de ruas e de bueiros, quedas de árvores e alagamentos. O maior volume de chuva foi registrado na região Sul da cidade: 93,6 milímetros em 40 minutos.

Uma casa foi destruída por um deslizamento na rua Pedro Krauss Sênior, bairro Vorstadt. O instante foi registrado em vídeo. Conforme o secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, não havia ninguém no interior da residência no momento do deslizamento.

A prefeitura abriu um abrigo na paróquia luterana da rua João Pessoa, na subida do morro da Cia Hering, para receber pessoas desalojadas e desabrigadas. Ainda não há um balanço do número de famílias e imóveis atingidos.

A prefeitura solicitou que os moradores não circulem pelas ruas na noite de terça-feira sem necessidade, devido aos alagamentos. Em diversos pontos o sistema de drenagem das ruas não deu conta do volume de água, que tomou conta da pista. O trânsito, que já estava complicado por causa da interdição da rua Humberto de Campos, ficou ainda mais lento. Nos terminais de ônibus da Proeb, Fortaleza e Fonte as operações tiveram de ser interrompidas devido a alagamentos. No Neumarkt Shopping, a chuva em excesso inundou parte do estacionamento e a entrada principal.

Na rua Rio de Janeiro, bairro Itoupava Seca, os bombeiros tiveram de socorrer uma família que ficou presa dentro de um veículo tomado pela água da enxurradas. Confira nas imagens da galeria acima locais atingidos por alagamentos.

No bairro Água Verde, a quadra da ADHering foi invadida pela água. Sharlene Werner registrou em vídeo.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo