+

Prefeitura de Blumenau solicita que moradores evitem circular pelas ruas sem necessidade

Em 40 minutos, região Sul de Blumenau registrou 93,6 milímetros de chuva nesta terça-feira

Em um comunicado divulgado na noite desta terça-feira, a prefeitura de Blumenau solicitou aos moradores que não circulem pelas ruas sem necessidade na noite desta terça-feira. Equipes de diversas secretarias estão trabalhando para restabelecer acessos a vias interrompidas e atender famílias atingidas. Em 40 minutos, choveu 93,6 milímetros na região Sul da cidade.

O prefeito Napoleão Bernardes reuniu parte da equipe na noite desta terça-feira para discutir o atendimento aos estragos provocados pela chuva. Participaram o vice-prefeito Mário Hildebrandt, o senador Dalírio Beber, secretários municipais, vereadores e servidores.

Alexandre Pereira/Prefeitura de Blumenau

Confira o comunicado na íntegra:

Com a chuva que atingiu Blumenau nas últimas três horas, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão, ativou há pouco o abrigo localizado na Paróquia Luterana da Velha, na Rua João Pessoa, 1.563.
Foram registrados em média 55 milímetros de chuva na cidade, e os bairros com maior volume foram Garcia, Velha e Vila Nova. Em 40 minutos, a região Sul recebeu 93,6 milímetros de chuva.
A Defesa Civil está de plantão e desde que a enxurrada começou, já foram registradas cerca de 120 ocorrências, que envolvem deslizamentos, obstrução de ruas e de bueiros, quedas de árvores e alagamentos.
A previsão do Alertablu é que a chuva siga no município nas próximas duas horas, de intensidade fraca a moderada, já que as áreas mais intensas de instabilidade se afastaram. A próxima medição está prevista para as 3 horas da manhã desta quarta-feira, dia 17.
A orientação das equipes da Defesa Civil é de que aquelas pessoas que não precisam sair de casa e estão em local seguro, não circulem pelas ruas, já que muitas ainda estão com água sobre a pista. Para aquelas pessoas que estiverem em situação de risco, com possibilidade próxima de suas residências de deslizamentos, queda de árvores, rachaduras ou problemas com energia elétrica, a orientação é de que se dirijam para um local seguro, para a casa de amigos e parentes ou para o abrigo ativado na Rua João Pessoa.
A Prefeitura esclarece ainda que a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana já está com equipes nas ruas trabalhando para a desobstrução de vias, conforme as condições.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo