Cicloviajantes dão dicas de como sobreviver em viagens durante roda de conversa em Blumenau
Evento acontece em 15 de abril, saiba como participar
Dois blumenauenses irão realizar uma roda de conversa para falar sobre viagens de bicicleta, no próximo sábado, 15. Os jovens Douglas Grubel, que viajou pela America Latina durante três anos, e Luis Felipe Bittencourt, que se aventurou até o Fim do Mundo, na Terra do Fogo da Argentina, se juntam em uma tarde para dar dicas e para contar historias.
Dentre os assuntos do evento, a dupla contará as histórias das próprias viagens, e dar dicas de como sobreviver nas viagens: onde dormir? O que comer? Como se manter viajando? O que levar na bicicleta? O que preciso levar para minha primeira viagem de bicicleta? Quais os maiores medos de fazer uma primeira cicloviagem? É preciso ter condicionamento físico? Como se manter em segurança na estrada? Entre diversos outros assuntos.
Além de, claro, incentivar e auxiliar os interessados em sair e fazer sua primeira viagem de bicicleta ou de mochilão. O evento inicia a partir das 16h e acontece no Rocinante Sebo, que fica na rua Arnoldo Ruediger, nº 159, no bairro Água Verde, em Blumenau. A roda de conversa é gratuita e no final, acontecerá o sorteio do livro de Douglas Grubel, “Sensível, mas não fraco. Forte, mas não rude”.
Conheça a história dos viajantes:
Douglas Grubel, o blumenauense que atravessou a América Latina de bicicleta
Douglas Grubel utilizava a bicicleta apenas como meio de transporte para o dia a dia na cidade. Mas pouco antes de se aventurar pela América Latina ele fez uma primeira viagem, de 10 dias até o Paraná, apenas pedalando. Em 2015, decidiu que no ano seguinte iria para Minas Gerais de bicicleta.
Porém, ao chegar, Douglas não conseguiu apenas dar a volta e retornar para casa. Ele decidiu mudar o objetivo da viagem e conhecer mais o Brasil. O blumenauense continuou subindo, chegou ao Centro, ao nordeste e ao norte do país.
Ou seja, o que começou em uma viagem até Minas Gerais e já havia se transformado em Brasil, agora englobava outro país. E ele seguiu, foi até a Colômbia, pegou um Veleiro, passou por Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, Belize e enfim México.
Estando no México, o blumenauense percebeu que a viagem não poderia acabar daquela maneira, estando tão próximo a outros lugares que ele ainda queria conhecer. Por isso, dali partiu para Cuba – Aliás, Cuba foi o único local das viagens que Douglas usou avião, tanto para chegar, quanto para retornar à Colômbia.
Da Colômbia voltou a utilizar a bicicleta para percorrer pelos países da América do Sul – Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai – antes de voltar ao Brasil. Com todas as suas experiências, ele escreveu o livro “Sensível, mas não fraco. Forte, mas não rude”.
Saiba mais: Conheça Douglas Grubel, o blumenauense que atravessou a América Latina de bicicleta
Lufe, o blumenauense que está viajando de bicicleta para a Terra do Fogo, na Argentina
De uma forma muito parecida com a de Douglas, Luis Felipe Bittencourt usava a bicicleta para se locomover na cidade, até que decidiu que iria largar a vida em Blumenau, e resolveu se aventurar pelo mundo com uma mochila e sua bicicleta.
Quando saiu de casa para viver essas aventuras, Luis não sabia qual seria o destino final ou por onde passaria. Foi em um dos acampamentos por onde passou que decidiu que, em 27 de janeiro de 2022, iria começar sua aventura, durante uma conversa com um escalador que conheceu. A conversa, junto com o incentivo de primos que também viajavam mundo, acendeu uma chama no jovem, e ele então decidiu que seu destino seria a Terra do Fogo, na cidade de Ushuaia, na Argentina.
Tendo passado por muitas cidades, Luis optou viajar sempre pelo litoral, de bicicleta, mudando a rota apenas três vezes. A primeira vez, quando foi pela serra do Rio Grande do Sul, quando precisou usar um barco para atravessar Colônia do Sacramento, no Uruguai, até Buenos Aires, na Argentina.
Além disso, quando precisou ir Buenos Aires a Bariloche, precisou usar ônibus, trem e caronas, pois não havia levado roupas suficientes para aguentar o frio. Foram diversas aventuras, e agora, de volta ao Brasil, resolveu se juntar a Douglas para essa roda de conversa.
Saiba mais: FOTOS – Conheça o blumenauense que viajou de bicicleta para a Terra do Fogo, na Argentina
Leia também:
1. VÍDEO – Governador de SC diz que prefeito de Blumenau “gastou dinheiro” do Sesi; confira resposta de Mário
2. “Existência do Parque São Francisco está visceralmente ligada ao acordo que permitiu construção de edifícios ao lado”
3. Blumenau firma parceria com a Confederação Brasileira de Hóquei para inclusão da modalidade nas escolas
4. Metrô anuncia primeiro atacante para temporada
5. VÍDEO – Morador de rua se emociona ao reencontrar cachorro que vive com ele em Itajaí
– Assista agora:
Dra. Desirré Bollmann relembra casos marcantes e início da carreira como juíza do trabalho