Clínica de Blumenau adquire equipamento que mantém cabelos durante quimioterapia

Primeira Touca Inglesa da região foi adquirida pela Reichow Clínica de Oncologia

Clínica de Blumenau adquire equipamento que mantém cabelos durante quimioterapia

Primeira Touca Inglesa da região foi adquirida pela Reichow Clínica de Oncologia

Redação

Estudos revelam que a queda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais traumatizantes da quimioterapia, o que causa danos que vão muito além do aspecto visual. As consequências são graves e até podem incidir na desistência do tratamento. Pensando nisso, a clínica Reichow, de Blumenau, adquiriu a primeira Touca Inglesa da região.

A touca, conectada a uma unidade de refrigeração, é colocada na cabeça do paciente cerca de 30 minutos antes e mantida em torno de uma hora e meia após a infusão das drogas, dependendo do protocolo adotado. O sistema resfria o couro cabeludo a uma temperatura entre 18°C e 22°C. Com isso, diminui o fluxo sanguíneo nos folículos capilares e reduz a absorção dos fármacos na região.

No Brasil, desde 2013, já foram realizadas cerca de 60 mil sessões nos principais centros de referência e hospitais de 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O sistema, criado no Reino Unido pela empresa Paxman, é o único no Brasil com certificação da FDA (agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA) e registrado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A tecnologia de resfriamento do couro cabeludo vem sendo desenvolvida há décadas, e curiosamente já utilizou até mesmo melancias na cabeça de pacientes, nos primórdios dos estudos. Ao longo de mais de 20 anos de pesquisas com a Touca Inglesa, pacientes relataram a diminuição da alopecia a ponto de dispensar o uso de lenço ou peruca.

A taxa de sucesso depende do tipo de medicação administrada, 50% para as mais fortes e até 92% nas menos agressivas e a sensação de frio foi tolerada por 98% dos pacientes. A terapia não é indicada para os tipos de câncer hematológicos ou para alguma alergia ao frio. Recentemente, a FDA expandiu o uso da Touca Inglesa para outros tipos de tumores sólidos.

Cerca de 1,2 milhão de novos casos de câncer vão surgir entre 2018 e 2019 no Brasil, segundo projeção do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Enfrentar o tratamento é um grande desafio, e que pode ser ainda mais difícil quando pacientes apresentam quadros de baixa autoestima e depressão.

A modelo de 26 anos Lelly Cristie passou por dois grandes sustos ao ser diagnosticada com câncer. O primeiro, obviamente, veio com o impacto da notícia e num segundo momento Lelly se deparou coma possibilidade de perder os cabelos durante o tratamento de quimioterapia que viria a fazer.

“Uma das minhas maiores preocupações desde que fui diagnosticada era a quimioterapia! Eu tinha medo até de pensar! Quando ficou decidido que eu teria que fazê-la pra prevenir uma recidiva, corri logo para meu querido “Dr. Google” para ver se teria alguma forma para evitar ficar careca. A gente já sofre muito durante um diagnóstico e tratamento desses, pois cabelo é importante sim! Usei a touca em todas as minhas sessões e o mais incrível aconteceu. Isso mudou minha realidade, porque eu ficaria careca em duas semanas, e quem diria? Passei meu tratamento todo bem cabeluda e quem me via jamais pensava que eu estava a tratar”, relata.

 

A Paxman

A criação do sistema se deu a partir de um drama familiar. O fundador e desenvolvedor Glenn Paxman acompanhou de perto a angústia de sua esposa ao perder os cabelos durante o tratamento de câncer. Ela utilizou o sistema de resfriamento do couro cabeludo disponível na época, sem controle de temperatura, e não funcionou.

O britânico, que comandava uma fábrica de serpentina de chopp, ficou bastante sensibilizado e passou a se dedicar ao estudo e desenvolvimento de um equipamento que pudesse evitar o sofrimento causado pela queda de cabelo em decorrência da quimioterapia.

Curiosamente, a partir de um sistema de resfriamento para serpentina de chopp nasceu a Paxman, que atualmente é líder global no seguimento. Mais de 100 mil pessoas em 64 países já utilizaram a Touca Inglesa desde que foi lançado no mercado em 1997.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo