Com pinturas na rua XV de Novembro, Prefeitura de Blumenau revela um dos objetivos da reforma

Poder Público quer trazer de volta os desenhos na principal via de Blumenau

Poder Público quer trazer de volta os desenhos na principal via de Blumenau

Jotaan Silva

A Prefeitura de Blumenau iniciou neste fim de semana os testes de pintura do piso da rua XV de Novembro, no Centro da cidade. O objetivo do município é observar como as pinturas vão reagir à passagem de veículos, para saber se a via será mesmo pintada ou terá troca de pavers durante a grande reforma, anunciada há dois meses.

O teste, com tintas mais resistentes e doadas por empresários, será realizado por alguns meses, para que o município possa avaliar a resistência. Caso elas suportem o trânsito de veículos, demais pontos da rua XV também serão pintados no decorrer da reforma. Neste primeiro momento, as pinturas foram feitas próximo à rua Floriano Peixoto.

Foto: Divulgação/Redes sociais

O intuito do município com a reforma, além de revitalizar a via e transversais que são movimentadas durante os sete dias da semana, é trazer de volta os desenhos que existiam, refletindo pontos da rua XV e também a fachada de alguns prédios históricos.

Pelas redes sociais, o prefeito Mário Hildebrandt destacou a importância da via, que recebeu a última reforma nos anos 2000.

“A Rua XV é um dos cartões postais mais famosos de Blumenau. E está na hora de recuperá-la! Sua grande revitalização aconteceu nos anos 2000, numa junção de esforços entre o Poder Público e os comerciantes locais, e estamos agora buscando maneiras de novamente melhorar esse espaço, tão importante para nossa história.

Neste domingo de manhã testes foram realizados na Rua XV, próximo à Rua Floriano Peixoto. O calçamento foi lavado e uma tinta que seria mais resistente ao tempo e ao paver foi aplicada no local, devolvendo a cor e os traços que a revitalização propôs. O objetivo é analisarmos o comportamento da tinta no local para uma possível revitalização de todo o trecho, mantendo as características e valorizando a questão da pintura no pavimento, que reflete em alguns pontos da XV a fachada dos prédios históricos”.

Reforma rua XV e antigo porto de Blumenau

A Prefeitura de Blumenau quer revitalizar o antigo porto, localizado às margens do rio Itajaí-Açu, na rua dos fundos do Restaurante Thapyoka, na rua XV de Novembro. De acordo com o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), a obra faz parte do projeto de revitalização do Centro Histórico, que conta também com a reforma de toda a rua XV de Novembro e transversais, além da conclusão das obras da margem esquerda do rio Itajaí-Açu.

Arquivo: Alice Kienen/O Município Blumenau

Ao todo, o projeto é avaliado em R$ 45 milhões, sendo R$ 25 milhões para a Margem-Esquerda e os R$ 20 milhões para as demais obras. O município já apresentou a proposta ao Governo do Estado e agora aguarda aprovação para conquistar os valores necessários.

“O governo do estado já sinalizou positivamente, então estamos aguardando os trâmites para dar o devido encaminhamento. Todas as licitações, principalmente da margem esquerda, já estão sendo preparadas por nossa equipe”, destacou o prefeito.

“Vamos fazer na rua XV de Novembro e transversais uma continuidade do que já fizemos na Curt Hering, na Padre Jacobs, na rua do Carlos Gomes. Vamos revitalizar e dar outra dinâmica”, conclui Mário Hildebrandt.

A vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar (PSDB) será a coordenadora dessa revitalização do Centro Histórico, que além das obras já citadas, também englobam a reforma da Secretaria de Cultura e da Ponte dos Arcos.

“Isso já está aos meus cuidados, junto a equipe de governo, onde estamos discutindo o que será melhor para essas obras. Estamos ainda avaliando quais serão os projetos adequados para essas revitalizações”, afirmou a vice-prefeita.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube