Comunidade de Blumenau realiza manifestações por posto de saúde há um ano e meio
Moradores do bairro Progresso organizaram o protesto na manhã desta quarta-feira
Moradores da rua Bruno Schreiber, no bairro Progresso em Blumenau, realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira, 16. A demanda é o retorno da Unidade de Saúde Arthur Riedel para o local.
O posto, que atendia a rua e suas transversais, foi transferido para a rua Santa Maria, há mais 4 quilômetros de distância da sede anterior.
Cerca de 70 moradores estavam no local. Os protestos acontecem desde o final de 2019, quando a unidade de saúde foi retirada da rua Bruno Schreiber.
A ESF Arthur Riedel atendia a comunidade do local, do Morro do Arthur, Encano Alto e Cerro Azul há mais de 20 anos. As principais dificuldades que a população encontra é a locomoção até o local e a falta de acessibilidade a cadeirantes e pessoas idosas.
Algumas pessoas que moram nas travessais da rua Bruno Schreiber precisam pegar até dois ônibus para chegar a nova unidade de saúde. Segundo a comunidade, o local foi retirado da rua sem um aviso aos moradores. Um abaixo-assinado foi realizado pela população, no entanto, ainda sem resposta.
Confira na íntegra o posicionamento da Prefeitura de Blumenau:
A Secretaria de Promoção da Saúde explica que o ESF Arthur Riedel, no Progresso, utiliza uma sede locada. Com o fim do contrato anterior e a falta de consenso entre o poder público e o locatário do espaço, a unidade foi transferida para o novo endereço, próximo ao anterior, a fim de continuar atendendo a comunidade da região.
Vale ressaltar que a estrutura demanda um espaço adequado às necessidades de atendimento, o que condiciona e limita a seleção dos imóveis. Além disso, a Secretaria de Promoção da Saúde reforça que continua trabalhando para que a população local seja assistida, de forma adequada, no novo endereço.