Confira novas ampliações e medidas para o transporte coletivo em Blumenau
Diferente do que foi divulgado nos últimos dias, alguns horários só retornam na semana que vem
Diferente do que foi divulgado nos últimos dias, alguns horários só retornam na semana que vem
Novas medidas para o transporte coletivo no município foram definidas nesta terça-feira, 13. Em reunião entre Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) e a Blumob ficou definido que a ampliação de horários dessa quarta-feira, 14, incluirá apenas o período da tarde.
Diferente do que foi divulgado nesse domingo, a operação dos ônibus entre 8h30 e 11h30 será retomada somente na próxima quarta-feira, dia 21. Até lá, o transporte estará funcionando das 4h às 8h30, das 11h30 às 19h30 e das 21h30 às 22h40.
Nas próximas semanas, a Seterb espera divulgar mais ampliações em janelas de atendimento.
Os ônibus do transporte coletivo no município estão autorizados a circular com até 75% da ocupação a partir desta segunda-feira, 19. A decisão foi tomada pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) com base no cenário atual e dos resultados obtidos no combate à pandemia em Blumenau.
Na próxima segunda-feira, 19, retorna o pagamento das passagens em dinheiro diretamente nos ônibus. Até então, ele podia ser usado apenas para acesso ao sistema nos terminais e para o pagamento de recargas na Central de Atendimento e terminais.
O uso de notas e moedas nos coletivos havia sido suspenso como medida de prevenção ao contágio pelo coronavírus. Além disso, ficou acordado que a Central de Atendimento da Blumob retomará o funcionamento a partir deste sábado, 17.
O horário especial segue com o objetivo de evitar a circulação de pessoas que não necessitam do transporte para trabalho ou assuntos médicos. Além de levar em consideração a capacidade de atendimento da empresa, tendo em vista a queda de arrecadação da mesma durante a pandemia.
Todos os terminais contam com ônibus de apoio, que poderão ser acionados quando a situação exigir. A inserção de veículos na operação já é uma prática adotada durante os dias de operação, pois amenizam os atrasos e evitam lotação nos ônibus.
Vale ressaltar que as medidas de prevenção continuam sendo ampliadas. Os veículos passam por higienização constante nos terminais (inclusive com aplicação de produtos desinfetantes por pulverização) e os usuários encontram suportes com álcool em gel em todos os veículos.