Confira todas as mudanças no retorno das aulas presenciais em Blumenau

Anúncio foi feito durante a noite desta quinta-feira

Durante a noite desta quinta-feira, 12, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou uma transmissão ao vivo para os pais e responsáveis pelos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Na transmissão foram anunciadas as novas regras e diretrizes para o retorno das aulas presenciais. O planejamento é retomar as atividades a partir do dia 23 de agosto.

A Prefeitura de Blumenau defende que a escola é um ambiente seguro para estudantes e profissionais da educação. A secretaria ainda relata os índices de contaminação no município de Blumenau entre os dias 2 e 6 de agosto de 2021 são de 0,004% para estudantes e 0,07% para professores.

Ainda na divulgação, foi informado os cuidados de saúde serão mantidos. Entre eles o uso de máscara, higiene das mãos e objetos, além de manter o distanciamento estabelecido. A rede municipal atende mais de 37 mil estudantes de Blumenau.

Mudanças

– Retorno das Aulas 100% Presenciais no dia 23 de agosto de 2021

– Distanciamento 1,5m para 1 metro

– Obrigatoriedade da vacinação para os profissionais da Educação

– Ensino remoto na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos será para estudantes com comorbidades e/ou com Atestado Médico

– Fica facultada a aferição da temperatura dos alunos, trabalhadores e visitantes, previamente ao seu ingresso nas dependências do estabelecimento de ensino.

– Os alunos, trabalhadores, visitantes e prestadores de serviços suspeitos ou confirmados devem ser afastados conforme orientações do Manual de Orientações da Covid-19 (vírus SARS COV-2) de Santa Catarina, de 23/10/2020, e suas atualizações, bem como a Nota Informativa nº 002/2021 ou outra que vier a substituí-la.

– A capacidade do transporte escolar está limitada obrigatoriamente à capacidade do veículo, considerando passageiros sentados

– Serão seguidas todas as normativas descritas no Decreto n° 1.408, do Governo do Estado de Santa Catarina e da Portaria conjunta da SES/SED/DCSC nº 1967.

Prefeitura

O prefeito Mário Hildebrandt afirma que esta decisão é possível de ser tomada, com todos os cuidados e responsabilidade, além do apoio e compreensão dos pais nesse processo.

”Podemos juntos vencer mais esta etapa com o retorno 100% presencial. Temos um desafio, uma perda importante e nós vamos trabalhar efetivamente para recuperar com o seu filho dentro da escola, participando das atividades, com o professor lado a lado do estudante”, completa.

Leia também: Segundo semestre terá aulas presenciais na rede estadual de educação de SC

Histórico

As aulas presenciais foram suspensas em 19 de março de 2020, devido à pandemia causada pelo coronavírus. Em 6 de abril do mesmo ano, a Secretaria de Educação (Semed) iniciou com as Atividades de Aprendizagem Não Presenciais, por meio da plataforma Google Sala de Aula.

A secretaria ainda divulgou que, para os estudantes que não tinham acesso às atividades pela plataforma do Google, foi garantido a educação de todos, por meio da entrega de material impresso nas instituições de ensino. Para os estudantes das famílias que não puderam buscar o material, foi feita a entrega na residência do estudante.

Em 2020, mais de 500 kits de material impresso foram entregues pela Secretaria de Educação (Semed). Isso foi resultado da busca ativa dos estudantes por parte dos gestores e professores. Em maio de 2020, 6,82% estudantes estavam sem acesso, reduzindo para 1,44% no fim do ano e atualmente há somente 0,50%.

Confira a transmissão completa


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo