X
X

Buscar

Conheça os 12 candidatos à Prefeitura de Blumenau em 2020

Eleição tem o recorde no número de postulantes ao cargo de chefe do executivo municipal

O prazo para o registro de candidaturas para as eleições 2020 terminam no dia 26 de setembro. Até por conta disso, alguns partidos ainda não definiram suas coligações e completaram as chapas (faltam vices).

Porém, até aqui, a corrida eleitoral em Blumenau em 2020 já confirmou 12 candidatos à prefeitura da cidade, muitos deles em chapa pura, ou seja, sem coligações.

Com o grande número de postulantes ao cargo de chefe do executivo trazem duas situações. A primeira é uma vasta lista de opções aos eleitores, mas que conflita com a segunda, que é uma certa dificuldade para conhecer todos eles.

O jornal O Município Blumenau traz uma lista com um breve currículo político de cada candidato ou candidata, por ordem alfabética. Confira:

Ana Paula Lima (PT)

Divulgação/PT

Candidata à prefeitura de Blumenau pelo PT em 2012, Ana Paula Lima foi confirmada pelo Partido dos Trabalhadores também em 2020. Há dois anos, foi candidata a deputada federal e recebeu 73,6 mil votos. Ana Paula já foi deputada estadual por quatro mandatos consecutivos (2003-2019). Ela foi a primeira deputada estadual mulher eleita por Blumenau. O partido tem coligação com o PV, mas irá de chapa pura, com o vice Vanderlei de Oliveira, vereador em Blumenau entre 2001 a 2016, sendo presidente da Câmara dos Vereadores de 2013 a 2014.

Débora Arenhart (Cidadania)

Cidadania/Divulgação

Essa será a primeira vez que que Débora Arenhart irá disputar um cargo público. Ela é formada em direito e administração, mestre em desenvolvimento regional e presidente da Associação da Mulher Unimediana de Blumenau. O partido também irá com chapa pura, com o vice sendo o ex-presidente da Associação de Moradores do bairro Água Verde, Gilberto Francisco da Silva – O Giba.

Georgia Faust (PSOL)

Reprodução/Facebook

A professora Geórgia Faust participará de sua segunda eleição. Geórgia Faust é pedagoga, professora de anos iniciais na rede estadual, mestre em Educação (Furb), presidente do Instituto Feminista Nísia Floresta, coordenadora no Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidades Sexuais da Furb, cicloativista e protetora independente de animais. Em 2018 ela foi candidata a deputada estadual e recebeu 3.424 votos. A chapa é pura e o vice será Joel Rodrigo.

Ivan Naatz (PL)

Rodolfo Espínola/Agência AL

Essa é a quarta candidatura do advogado Ivan Naatz à prefeitura de Blumenau. Ele foi candidato em 2004 e 2008 pelo PV, e em 2016 pelo PDT. Em 2012 foi eleito vereador em Blumenau e atualmente é deputado estadual de Santa Catarina. O PL irá de chapa pura, e o vice será o também advogado Hermes Soethe.

Jairo dos Santos (PRTB)

Reprodução/Facebook

Essa será a primeira candidatura de Jairo dos Santos para prefeito de Blumenau. Porém, ele já foi quatro vezes candidato a vereador, em 2004 (PSTU), 2008 (DEM) e 2012 e 2016 (PSDB). Ele foi diretor da Praça do Cidadão no governo Napoleão Bernardes, e é ex-diretor do Presídio Regional de Blumenau. Assim como os demais, o PRTB irá com chapa pura e o vice será o empresário Fábio Alvacyr .

João Natel (PDT)

Reprodução/Facebook

Por mais que já seja conhecido no âmbito político blumenauense, essa será primeira eleição de João Natel. Ele é médico e professor de Neurologia, já foi reitor da Universidade Regional de Blumenau (Furb) entre 2010 e 2019. O vice ainda não foi definido.

João Paulo Kleinübing (DEM)

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Prefeito em Blumenau entre 2005 e 2012, João Paulo Kleinübing é novamente candidato ao executivo municipal em 2020. Ele é ex-deputado federal e foi candidato a vice-governador de Santa Catarina em 2018 ao lado de Gelson Merísio, onde chegaram ao segundo turno. O vice será o empresário Ronaldo Baumgarten Júnior (PSD), que faz parte da diretoria da Fiesc. A coligação ainda tem participação do PP.

Mário Hildebrandt (Podemos)

Karolina Bonin/Especial O Município Blumenau

Atual prefeito de Blumenau e buscando reeleição, Mário Hildebrandt foi eleito como vice-prefeito em 2016, ao lado de Napoleão Bernardes, mas assumiu o governo em 2018. Foi vereador em Blumenau entre 2009 e 2016, sendo presidente da câmara nos dois últimos anos. A vice será Maria Regina Soar (PSDB), ex-secretária de saúde de Blumenau, entre 2013 e 2018. O MDB e o Solidariedade também participam da coligação.

Mário Kato (PCdoB)

Reprodução/Facebook

Essa será a primeira eleição de Mário Kato. Ele é professor de Geriatria da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e sanitarista, conselheiro do Conselho Municipal de Saúde e coordenador da última Conferência Municipal de Saúde. Também coordenou o Centro de Atenção a Saúde do Idoso do SUS em Blumenau. O vice ainda está indefinido.

Odair Tramontin (Novo)

Alexandre Gonçalves / Informe Blumenau

Essa também será a primeira eleição de Odair Tramontin. Ele é promotor de Justiça e ex-coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). A chapa é pura e o vice será Darci De Marco Debastiani (Novo).

Ricardo Alba (PSL)

Divulgação

Eleito em 2018 como deputado estadual mais votado SC em 2018, Ricardo Alba vai participar da sua primeira eleição para majoritária. Ele também já foi vereador por dois anos em Blumenau, entre 2016 e 2018, antes de assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa de SC (Alesc). O vice será Emil Chartouni, empresário do setor hoteleiro e ex-presidente do Sindicato dos Hotéis Bares e Restaurantes de Blumenau e Região (Sihorbs). A coligação tem apoio do Patriota, PROS, PSC, DC e PTB.

Wanderlei Laureth (Avante)

Divulgação/Avante

Também disputando pela primeira vez um cargo público, Wanderlei Laureth é empresário e ex-presidente do Blumenau Esporte Clube. A chapa será pura e a vice será a química Rosangela Viera Cassenote.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar