Construção que desabou em Blumenau estava fora das normas técnicas, segundo Defesa Civil

Um dos pedreiros feridos no acidente segue em observação no hospital

A construção que desmoronou na Itoupava Central, ferindo quatro pessoas na manhã desta terça-feira, 4, em Blumenau, estava fora das normas técnicas, segundo a Defesa Civil.

“A obra tinha vícios construtivos, falta de cálculo estrutural e vinha sendo autogerida”, enumera Carolina Meireles, arquiteta da Defesa Civil que esteve no local.

Segundo ela, a construção que desabou foi isolada e a família teve que deixar o local. Só depois que contratarem uma empresa para limpar o local eles poderão retornar.

“O desabamento não afetou a construção principal, mas recomendamos que a família saísse de casa porque eles têm crianças pequenas e ainda há risco de desmoronamento do que restou da estrutura em construção”, explica a arquiteta.

A obra seria um anexo à residência. Na parte de trás, estava sendo erguida uma garagem e novos cômodos num segundo piso. Conforme Rafaela Ariane Batista, que moraria na nova parte da casa, a expectativa é de que a construção ficasse pronta nesta semana. Segundo ela, uma empresa havia sido contratada para executar a construção.

A família apresentou à Defesa Civil o contrato com a prestadora de serviços, mas não foram apresentados documentos formais sobre a obra, como alvará de construção, projeto nem responsável técnico.

Estado das vítimas

Dos quatro pedreiros feridos no desabamento, Reinaldo Kohl, 62 anos, segue em observação no pronto-socorro do Hospital Santo Antônio. Ele ficou preso sob uma viga e teve um ferimento na cabeça provocado por uma barra de ferro. As outras três vítimas do acidente já foram liberadas do hospital.

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo