Coronavírus: Giassi e Cooper se pronunciam sobre aumento do volume de clientes
Empresas afirmam que têm estoque para repor produtos, mas que aumento da demanda faz corredores esvaziarem
O supermercado Giassi e a cooperativa Cooper foram muito requisitadas nesta terça-feira, 17. Pessoas preocupadas com a proliferação do novo coronavírus decidiram ir até às lojas destas empresas e fazer um grande estoque de produtos: galões de água, papel higiênico, álcool gel e comida eram os mais procurados.
Contudo, isto gerou exatamente o que se deve evitar neste período: aglomeração. Em vídeos e fotos, é possível verificar que um dos principais grupos de risco – os idosos – fizeram presença nestas aglutinações de pessoas.
A reportagem entrou em contato com as duas empresas para verificar quais serão as atitudes tomadas nos próximos dias.
No Giassi, o atendimento será mantido normalmente, sem alterações. As lojas estão tomando todas as medidas cautelares necessárias, como higienização de carrinhos e cestas com álcool 70% líquido e panos descartáveis, ampliando a circulação de ar nos ambientes e disponibilizando álcool na entrada das lojas para higienização das mãos. “Estamos acompanhando e seguindo todas as orientações dos órgãos competentes para prevenção e proteção dos nossos colaboradores e consumidores”, explica, em nota.
Apenas o álcool gel está sendo limitado. “Isso é para que possamos atender o maior número de pessoas. As indústrias estão entregando os pedidos dentro do possível e, à medida que recebemos o produto, estamos repondo o item nas lojas”.
O movimento nas lojas do Giassi se intensificou nos últimos dias e, para atender a esta demanda, a empresa reforçou o abastecimento. “Nossa logística está priorizando a distribuição dos itens mais procurados para evitar que faltem ao consumidor”.
A situação é bastante semelhante na Cooper. A empresa fez uma reunião na tarde desta terça para decidir suas diretrizes diante do aumento da demanda.
Confira a nota oficial da Cooper
“Com o aumento de casos confirmados do Coronavírus (COVID-19) e o incentivo à quarentena, setores como os de supermercados vêm registrando um grande volume de pessoas realizando compras simultaneamente.
Além de solicitar cautela para evitar aglomerações, conforme recomendação do Ministério da Saúde, a Cooper esclarece algumas dúvidas para tranquilizar a população em relação ao abastecimento de mercadorias.
Diferentemente da greve dos caminhoneiros, quando houve falta de produtos por uma questão logística, dessa vez há muito produto em estoque nas lojas e no Centro de Distribuição da cooperativa.
Contudo, a presença de muitas pessoas de uma só vez nas filiais faz com que as prateleiras precisem ser reabastecidas. Vale ressaltar também para que todos comprem apenas a quantidade necessária.
Outras medidas para reduzir a possibilidade de contágio do novo vírus também estão sendo tomadas, como o reforço na higienização e limpeza de carrinhos, cestinhas, esteiras, corrimão e demais áreas comuns. Também há mais pontos de álcool em gel nas lojas para que colaboradores e cooperados possam se higienizar.
E, a partir de amanhã (18/3), todos os eventos dos programas de relacionamento da Cooper, como Cooper Pratic, Cooper Sustentável e Cooper Ação, serão cancelados por um mês. Todas essas atitudes seguem o propósito da Cooper de oferecer um ambiente seguro, que gere bons momentos e bem-estar a todos.”