Quem passou pelo Centro de Blumenau na manhã desta quinta-feira, 19, encontrou uma fila enorme em frente à Previdência Social. Dezenas de pessoas foram fazer a perícia e encontraram as portas fechadas. O motivo: uma falha de comunicação.

Apesar de saberem do decreto do Governo do Estado, que determina o fechamento de diversos serviços, os moradores foram informados pelo número 135 e até pelos próprios funcionários da agência de que o atendimento no setor de perícias iria ocorrer normalmente.

Encontrei diversas pessoas que pagaram Uber ou Táxi para irem até o local (já que não há transporte coletivo). Uma delas, moradora de Pomerode, pagou R$ 120 em um táxi e voltou desesperada para casa, sem saber ao certo como ficará a situação do benefício.

O mais preocupante de toda essa falha de comunicação foi a aglomeração de pessoas em frente à agência. Pessoas vítimas de câncer, doentes, com a imunidade baixa, esperando uma resposta sobre como iria ficar o atendimento.

O responsável pela agência do INSS em Blumenau informou por telefone que está aguardando um parecer da central da Previdência Social em Brasília. Enquanto isso, as pessoas devem aguardar em casa. Conforme o decreto, a agência vai ficar sem atendimento por, pelo menos, 15 dias.