Coronavírus: Saiba onde ficarão as barreiras criadas pela Prefeitura de Blumenau
Acesso à cidade não será bloqueado, barreiras educativas irão instruir motoristas sobre riscos
No final da tarde desta sexta-feira, 20, a Prefeitura de Blumenau realizou uma transmissão ao vivo para informar a população sobre as novas medidas de segurança. Na manhã, outra coletiva informou sobre os dois primeiros casos de coronavírus confirmados na cidade. São outros 19 casos suspeitos e 13 descartados até o momento.
Por conta da confirmação do Covid-19 no município, barreiras educativas serão realizadas nas ruas de Blumenau. Serão quatro cinturões, organizados no entorno das ruas Bahia, Engenheiro Udo Deeke, Via Expressa e da BR-470. No total, 12 ruas contarão com as equipes da Polícia Militar para instruir os motoristas. A medida começa neste sábado, 21.
O trânsito da cidade não será bloqueado. O prefeito Mário Hildebrandt explica que é inviável controlar 57 acessos e que as barreiras de outros municípios já auxiliarão no controle. “Além disso, a Polícia Militar e o exército têm outras prioridades”, comentou.
Placas informativas, como as expostas na coletiva, também serão espalhadas pelos acessos da cidade. Além disso, carros de som estão transitando por Blumenau até este domingo para pedir para que as pessoas fiquem em casa.
Ônibus do transporte público voltarão a rodar pela cidade na segunda-feira. Entretanto, eles serão apenas para o uso dos trabalhadores de saúde, que precisarão apresentar o crachá para entrarem no veículo.
O Secretário de Trânsito e Transportes, Éder Boron, reiterou que o bloqueio é insustentável por conta do grande número de cargas e funcionários de indústrias que continuam funcionando e são essenciais para o funcionamento da cidade.
“Vale também o alerta de que muitas cidades estão bloqueando placas de locais que já tiveram confirmação, como é o caso de Blumenau. Mas é importante continuar no isolamento. Mantenham-se em seus lares e não circulem”, aconselhou.
Coleta de lixo e distribuição de água:
O prefeito aproveitou a oportunidade para reiterar o pedido do Samae de economizar água. Muitos moradores de Blumenau aproveitaram o momento para lavar carros, calçadas e telhados, o que causou uma sobrecarga do sistema. Além disso, um problema no equipamento da Região Norte deixou alguns bairros sem água durante esta sexta-feira.
Outra mudança será na coleta do lixo. Apesar de ser um serviço necessário, Mário Hildebrandt citou a preocupação com os trabalhadores da área. O acordo que foi feito com a empresa responsável definiu que a coleta será suspensa em dias de chuva.