Covid-19: 11 pacientes de Blumenau são selecionados para tratamento com hidroxicloroquina

Nos próximos dias, eles receberão doses; alguns terão a substância aliada à azitromicina

Segundo informações do doutor Adrian Morales Kormann, um dos responsáveis em Blumenau pela pesquisa com o uso de hidroxicloroquina, 11 pacientes com Covid-19 – ou com fortes suspeitas da doença – passarão por testes com uso do medicamento. A informação foi divulgada na transmissão ao vivo, realizada nesta quinta-feira, 23.

Todos os 11 assinaram um termo de voluntariado para o uso da hidroxicloroquina. Alguns destes pacientes receberam placebo, outros o medicamento e também há um grupo que obteve a substância aliada à azitromicina. Destes 11, sete já receberam alta e quatro permanecem internados. O placebo, que não conta com nenhum princípio ativo, serve para monitorar a real capacidade dos medicamentos de agir e neutralizar o novo coronavírus.

O Hospital Santo Antônio é um dos 80 no país que fazem parte de uma chamada “força tarefa brasileira”, para estudos e pesquisas do uso de hidroxicloroquina, associada ou não à azitromicina, em pacientes com a Covid-19. “Tivemos bons resultados. Ficamos surpresos, com pacientes recebendo alta hospitalar antes do tempo previsto”.

A pesquisa conta com três braços: pacientes leves, pacientes com contágio considerável e também pessoas já entubadas, com o uso da ventilação mecânica. Depois de assinarem o termo, é realizada uma randomização – ou sorteio – dos pacientes.

O ambulatório para casos suspeitos de Covid-19, localizado na Vila Germânica, também poderá, a partir dos próximos dias, fazer parte da pesquisa. Pacientes que preencherem os critérios do estudo e estiverem com suspeitas fortes do novo coronavírus serão avaliados, conforme afirmou o doutor Adrian.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo