Covid-19: Blumenau registra uma morte e 302 novos casos
Prefeito falou sobre vacinação na cidade e anunciou novos investimentos nos hospitais
Nesta quarta-feira, 9, Blumenau registrou 302 novos casos de Covid-19 e um óbito em decorrência do vírus. A mulher de 72 anos faleceu na noite de terça-feira e estava internada desde o dia 1º de dezembro em UTI.
Desde o início da pandemia, 219 moradores da cidade já morreram por conta da doença e 27.979 blumenauenses já foram diagnosticados com o coronavírus. Ainda, 25.406 pacientes já passaram pelo período de isolamento.
Atualmente, 2.354 blumenauenses estão em tratamento. Destes, 2.273 estão em isolamento domiciliar e 93 moradores de Blumenau estão internados em hospitais da cidade. Entre eles, 49 em UTI, representando uma ocupação de 70%.
Leia também: Com leitos de UTI lotados, Vale do Itajaí permanece em nível gravíssimo em matriz de risco
De acordo com o prefeito Mário Hildebrandt, um investimento de R$ 2,1 milhões deverá ser encaminhado aos hospitais Santa Isabel e Santo Antônio para contratar profissionais de saúde de outros municípios.
“Os hospitais e profissionais de saúde estão atuando na pandemia há dez meses. Eles estão cansados, muitos já não querem mais atender pacientes com Covid. Eles também precisam descansar”, relatou o prefeito.
Sobre a vacinação contra Covid-19, Hildebrandt e o Secretário de Saúde, Winnetou Krambeck, explicaram que ela depende do plano federal de imunização. O protocolo será assinado pela Fecam na quinta-feira.
“O município pode adquirir vacinas por este meio, mas de acordo com o Ministério de Saúde só serão liberadas vacinas compradas pelo governo federal. O que importa é que já temos insumos, como seringas e agulhas”, explicou Hildebrandt.