Covid-19: “Esperávamos muito mais vacinas”, comenta presidente da Ammvi

Prefeito de Guabiruba também disse que alguns profissionais de saúde optaram por não serem imunizados

Blumenau continua a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 com mais de 1,4 mil pessoas que já receberam a primeira dose da CoronaVac. Para esta semana, a expectativa é que quase 2,5 mil doses da vacina de Oxford-AstraZeneca sejam aplicadas na cidade.

Porém, a estimativa de trabalhadores da saúde que dependem da vacinação na cidade é de 8.873, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado. Realidade esta que se reflete em toda a região.

O presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), Valmir Zirke, ressalta que apesar do alívio com a chegada das doses, elas não são suficientes. “Os municípios aguardavam com anseio, mas imaginávamos que seriam muito mais”, relata.

O prefeito de Guabiruba também comentou que alguns profissionais de saúde da região se recusaram a receberem a vacina. Não existe obrigatoriedade quanto à imunização, entretanto um termo de responsabilidade deve ser assinado por eles.

“Até setembro nosso estado deve receber todas as doses. O que importa é que todos municípios da Ammvi estão preparados. Vamos ficar no aguardo e torcer para que logo venham mais vacinas”, comenta Zirke.

Ele também celebrou a redução gradual dos números de novos casos do coronavírus. Com as festas de fim de ano, a expectativa era que houvesse um novo pico, o que não se concretizou.

“Os municípios chegaram a ser orientados, pois esperávamos muitas mortes. Que bom que não aconteceu. O importante agora é que todos os prefeitos falem a mesma linguagem e sigam as orientações do estado”, concluiu.

Vacinação em Blumenau

Nos primeiros dias, o foco da prefeitura foram os profissionais de saúde que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Prontos Atendimentos, na linha de frente no combate à Covid-19. Juntamente das pessoas com 60 anos ou mais que estão em casas asilares.

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, nesta semana a vacinação segue para os profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19 no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Pronto Atendimento do Hospital da Unimed e Hospital do Pulmão. Também serão vacinados os profissionais que estão nos fast-tracks e na Central de Referência para casos suspeitos de Covid-19, no Setor 3 do Parque Vila Germânica.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município Blumenau. Vem muita novidade por aí!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo