Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Pós treino é realmente necessário? Nutricionista explica

Coluna Saúde à Mesa dessa semana fala sobre polêmica entre atletas

Esse assunto já foi polêmico, principalmente entre atletas e praticantes de alguma atividade física. Afinal de contas, eu preciso fazer essa refeição depois do treino? Quanto tempo depois? O que eu devo comer? Preciso usar algum suplemento? Dúvidas comuns e que tentarei esclarecer um pouco agora.

Hoje vou focar mais em praticantes de atividades físicas, pois as regrinhas para os atletas mudam um pouco, visto que o tempo de exercício em cada treino é bem maior. A refeição após o treino, nada mais é do que uma forma de repor a energia gasta durante o treino e ajudar na recuperação muscular. Sendo assim, é uma refeição importante de se fazer.

Quer dizer então que preciso sair correndo da academia e fazer a refeição, senão vou perder músculo? Obvio que não. Quando eu digo pós treino, é tudo aquilo que você come quando acaba o exercício até o próximo treino. O seu corpo constrói músculo e se recupera da atividade durante o dia inteiro, e não só na meia hora depois que saiu da academia.

De nada adianta tomar um whey assim que termina o treino, e três horas depois jantar hambúrguer e batata frita. Para quem não sabe, eles não são bons ajudantes na construção muscular. Tem que haver uma concordância entre todas as refeições do seu dia, desde o café da manhã até a janta. Dá até para dizer que o seu pré treino é ainda o pós treino do último exercício.

Sendo assim, eu também não preciso usar um suplemento em pó quando saio da academia, se eu não tiver necessidade nutricional do mesmo. Já falei sobre isso antes, mas suplementos vem para nos ajudar quando não conseguimos atingir a necessidade de determinado nutriente através da alimentação.

Vou falar do whey pois é o mais comum. Muitas pessoas acham que precisam sair correndo do treino já com o suplemento na mão, senão irão perder músculo. Isso não acontece, fique tranquilo. O cenário perfeito aqui seria se você conseguisse fazer uma refeição completa e balanceada após o treino. Sabe comida mesmo? Arroz, feijão, salada ou o que você tiver feito de comida no dia. Não é pesado demais e não vai te engordar, vai é te fornecer todos os nutrientes necessários pra recuperar o seu corpo.

E vou te tranquilizar de mais uma coisa, essa refeição pode ser feita até duas horas depois de ter acabado o treino. Caso não consigo comer algo assim, pode fazer um lanche ou então utilizar algum suplemento (se essa for a única opção que você tem, por praticidade mesmo), até conseguir fazer uma refeição mais completa.

Faça aquilo que funciona para você, o que dá certo e o que você consegue manter por mais tempo sem ser um sacrifício. E na dúvida sempre consulte um nutricionista para te ajudar a montar as melhores estratégias para o seu caso, sua rotina e seu bolso. Só lembrando, personal trainer não é nutricionista, não passa dieta e nem suplemento, procure o profissional certo para te ajudar com alimentação.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município Blumenau. Vem muita novidade por aí!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo