Na tarde desta quarta-feira, 29, no gabinete da presidência da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, o deputado Ivan Naatz (PL) protocolou, junto ao presidente do legislativo estadual, deputado Júlio Garcia (PSD), um pedido de CPI para investigar a compra dos 200 respiradores, que custaram ao estado R$ 33 milhões e foram pagos antecipadamente sem que a empresa Veigamed tivesse entregado os aparelhos.
Assinaram o requerimento 19 deputados e deputadas que, segundo Naatz, querem esclarecer as dúvidas de mais uma compra estranha do governo Moisés. Naatz acredita que a investigação deve ser rápida, pois todos os deputados estaduais querem muito saber quem autorizou uma licitação cheia de furos e contradições. Agora ela precisa ser encaixada na pauta de votação da sessão para que, depois de aprovada, os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito sejam escolhidos.
O deputado Laércio Schuster (PSB) também protocolou na Alesc uma convocação do Secretário de Saúde do Estado, Helton Zeferino, para dar explicações sobre a compra desses respiradores. Para Schuster, a compra desses equipamentos sem licitação e sem autorização nos deixa uma dúvida muito grande de todo o processo.
A convocação entrou na pauta da sessão desta quarta-feira e, depois da aprovação, a Assembléia tem 30 dias para marcar uma data para ouvir o secretário Helton.