Um crime, aparentemente comum, está com os dias contados em Santa Catarina. O Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) está fechando o cerco para acabar com as fraudes na quilometragem de veículos. Em Blumenau, em apenas uma semana, somente na delegacia do bairro Itoupava Norte mais de 15 motoristas foram denunciados por adulteração dos hodômetros.
Segundo o delegado responsável, Lucas Gomes de Almeida, alguns motoristas e até revendedoras de carros têm praticado essa fraude no intuito de valorizar veículos antigos e seminovos. “Um dos carros tinha mais de 180 quilômetros rodados, mas no painel o hodômetro marcava apenas 80 mil”, disse o delegado.
O novo sistema de validação da quilometragem foi implantado pelo Detran-SC há apenas três meses. Agora, ao fazer a vistoria, as empresas credenciadas também avaliam no sistema os dados da quilometragem. Se o número indicado no hodômetro for menor que o constatado na ultima revisão, a empresa vistoriadora comunica à Polícia Civil da região.
“Toda situação de redução de quilometragem está sendo investigada. Se for pessoa física vai responder por estelionato. E se for garagista vai responder por crime contra a economia popular. Eles podem pegar até cinco anos de detenção. Além disso, o dono não vai mais poder vender esse veículo”, salientou o delegado.