Uma atitude da direção da escola Elza Pacheco gerou polêmica na manhã desta terça-feira, 18. Aliás, muita polêmica! Todas as alunas que foram para o colégio vestindo shorts foram levadas para a sala da diretoria. A situação gerou constrangimento e revolta por parte dos estudantes.

A direção da escola também entrou em contato com os pais das alunas. Um deles gravou a ligação. Nela, a diretora justifica que a intenção é evitar assédios.

– A gente não consegue estar o tempo inteiro com elas dentro de sala, gerenciando para que os meninos não ofendam elas..ou isso e aquilo. Defendeu a diretora.

– A questão é a seguinte, nós estamos no verão! E a minha filha, quando ela veio hoje, a primeira coisa que eu fui ver nela foi a roupa. Não tinha nada de indecente! A indecência está na cabeça suja do ser humano! Retrucou o pai da menina.

A doula Jerusa Horácio tem uma filha de 16 anos que estuda na instituição. Ela também não gostou da atitude da direção da escola.

“Quando uma escola diz para as crianças que elas não vão poder ficar dentro da sala por causa do shorts, o que nós estamos perpetrando? Eles estão dizendo que ela precisa estar decente para não despertar olhares dos meninos, em vez de ensinar os meninos a respeitar as mulheres, independentemente da roupa”, desabafou.

Os alunos vão fazer uma manifestação pacífica nesta quarta-feira, 19, no colégio. Todas as estudantes vão de shorts como forma de protesto. A diretora da escola, Ana Paula Ledra, ficou surpresa com a repercussão do assunto. Segundo ela, não foi uma atitude machista. Pelo contrário, a orientação sobre a roupa partiu de uma assembleia no ano passado.

Confira abaixo a nota da escola sobre o assunto:

Em virtude da polêmica ocorrida acerca da orientação da direção da Escola de Ensino Médio Elza Henriqueta T. Pacheco no dia de hoje (18/02/2020) em face do uso de roupas pelas estudantes, esclarecemos:

1 – A direção dialogou com as alunas e telefonou em seguida para os pais para reforçar a orientação de que, conforme definido pela Assembleia de Pais 2019 – com vigência até a próxima reunião – as estudantes devem utilizar shorts ou bermuda na altura do joelho.
2 – O objetivo além de zelar pelas estudantes, consiste em cumprir as normativas internas construídas coletivamente com a comunidade escolar.
3 – Tratou-se unicamente de uma orientação, nunca de uma determinação.
4 – Nunca se utilizou o termo depreciativo, pejorativo ou preconceituoso.
5 – Não há adoção de uniforme escolar além da camiseta que serve para identificação dos alunos.
6 – A direção lamenta ter ocorrido uma interpretação incorreta do fato, qual seja, uma simples orientação.
7 – Reitera-se o respeito ao direito da livre manifestação, especialmente aquelas que sejam construtivas e voltadas para uma sociedade harmoniosa e pacífica.