Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

De que forma o seu consumo alimentar no fim de semana realmente afeta a sua dieta?

Para você o final de semana começa na sexta feira já? Passa a semana inteira pensando em tudo que vai poder comer no final de semana? Tem a sensação de que no final de semana não se faz dieta? Se você respondeu sim para alguma ou todas as questões acima, continue lendo esse texto.

É uma situação bem normalizada já que as pessoas não encarem o final de semana como momento de fazer dieta. Segunda feira sim, sábado não. Mas você já parou para pensar que o seu corpo não sabe identificar a diferença de uma segunda feira para um sábado a noite? Não faz a menor diferença o dia da semana, mas faz muita diferença o que você come, e as quantidades.

Infelizmente vou ter que ser a estraga prazeres aqui e te dizer que você está apenas se enganando se passa a semana comendo salada e frango, e final de semana se joga na pizza; churrasco; hambúrguer; álcool e acha que vai emagrecer. Você não vai. Pode até perder peso, mas gordura está passando bem longe de diminuir. Sem contar em todo o estrago que causa no seu metabolismo com gigantescas sobrecargas de calorias e gorduras de uma só vez. Emagrecer não é só sobre estética não, cuide da sua saúde primeiro.

De forma bem simples, para haver emagrecimento (perda de gordura) é necessário fazer um deficit calórico (entre outras coisas, claro), isso significa gastar mais calorias ou a mesma quantidade que ingere. E de nada adianta você ter um deficit durante toda a semana, e extrapolar muita caloria final de semana, pois a sua média não vai fechar negativa, e sim positiva. Ou seja, você acha que está consumindo menos calorias do que gasta, mas compensa no final de semana e se fizer uma média dessas calorias, estará ingerindo mais do que gasta, e não menos.

“Mas nutri, nunca mais posso comer pizza então no sábado a noite?” Claro que pode, mas você precisa comer 5 pedaços? Será que 1 ou 2 já não matariam a sua vontade? Se você mora sozinho ou com mais uma pessoa só, porque não pedir uma pizza pequena, invés da gigante? Assim não passa o final de semana inteiro comendo a mesma coisa, e ainda economiza. Sim, uma pizza pequena é mais barata do que uma gigante que você não precisa.

Outro ponto é que você não precisa passar 3 dias comendo “besteiras” né, já é adulto e entende a situação, eu imagino. Que tal escolher 1 refeição no final de semana para comer algo diferente, e o restante fazer de acordo com o plano alimentar? Dessa forma não joga fora todo o esforço da semana. Lembrando que alimentação saudável não precisa ser chata e ruim. Você consegue sim se alimentar bem, emagrecer e comer preparações deliciosas. Procure o nutri certo para isso.

Preciso ser clara, quem te disse que emagrecer é fácil não te falou toda a verdade. Nem sempre vai ser fácil. Você precisa encontrar o ritmo que combina melhor com a sua rotina e sua pressa de chegar no objetivo, e permanecer nesse ritmo até chegar lá. Mas não se engane, cada desvio do caminho te atrasa um pouquinho mais.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo