De que forma o seu consumo alimentar no fim de semana realmente afeta a sua dieta?
Para você o final de semana começa na sexta feira já? Passa a semana inteira pensando em tudo que vai poder comer no final de semana? Tem a sensação de que no final de semana não se faz dieta? Se você respondeu sim para alguma ou todas as questões acima, continue lendo esse texto.
É uma situação bem normalizada já que as pessoas não encarem o final de semana como momento de fazer dieta. Segunda feira sim, sábado não. Mas você já parou para pensar que o seu corpo não sabe identificar a diferença de uma segunda feira para um sábado a noite? Não faz a menor diferença o dia da semana, mas faz muita diferença o que você come, e as quantidades.
Infelizmente vou ter que ser a estraga prazeres aqui e te dizer que você está apenas se enganando se passa a semana comendo salada e frango, e final de semana se joga na pizza; churrasco; hambúrguer; álcool e acha que vai emagrecer. Você não vai. Pode até perder peso, mas gordura está passando bem longe de diminuir. Sem contar em todo o estrago que causa no seu metabolismo com gigantescas sobrecargas de calorias e gorduras de uma só vez. Emagrecer não é só sobre estética não, cuide da sua saúde primeiro.
De forma bem simples, para haver emagrecimento (perda de gordura) é necessário fazer um deficit calórico (entre outras coisas, claro), isso significa gastar mais calorias ou a mesma quantidade que ingere. E de nada adianta você ter um deficit durante toda a semana, e extrapolar muita caloria final de semana, pois a sua média não vai fechar negativa, e sim positiva. Ou seja, você acha que está consumindo menos calorias do que gasta, mas compensa no final de semana e se fizer uma média dessas calorias, estará ingerindo mais do que gasta, e não menos.
“Mas nutri, nunca mais posso comer pizza então no sábado a noite?” Claro que pode, mas você precisa comer 5 pedaços? Será que 1 ou 2 já não matariam a sua vontade? Se você mora sozinho ou com mais uma pessoa só, porque não pedir uma pizza pequena, invés da gigante? Assim não passa o final de semana inteiro comendo a mesma coisa, e ainda economiza. Sim, uma pizza pequena é mais barata do que uma gigante que você não precisa.
Outro ponto é que você não precisa passar 3 dias comendo “besteiras” né, já é adulto e entende a situação, eu imagino. Que tal escolher 1 refeição no final de semana para comer algo diferente, e o restante fazer de acordo com o plano alimentar? Dessa forma não joga fora todo o esforço da semana. Lembrando que alimentação saudável não precisa ser chata e ruim. Você consegue sim se alimentar bem, emagrecer e comer preparações deliciosas. Procure o nutri certo para isso.
Preciso ser clara, quem te disse que emagrecer é fácil não te falou toda a verdade. Nem sempre vai ser fácil. Você precisa encontrar o ritmo que combina melhor com a sua rotina e sua pressa de chegar no objetivo, e permanecer nesse ritmo até chegar lá. Mas não se engane, cada desvio do caminho te atrasa um pouquinho mais.
Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320