Defesa Civil alerta para temperaturas acima da média durante o verão em Santa Catarina
Forte atuação do El Niño também irá acontecer
De acordo com a previsão climática divulgada pela Epagri/Ciram para o próximo trimestre, entre dezembro, janeiro e fevereiro, a temperatura no estado deve ficar acima da média climatológica durante todo o verão durante 2023 e início de 2024.
“Especialmente nos meses de janeiro e fevereiro, as massas de ar quente devem atuar com maior frequência e duração sobre o estado. Isso resulta em dias consecutivos de temperatura alta, inclusive no período noturno”, informa a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram. Ondas de calor também são esperadas para a estação.
Chuva diminui em janeiro
A previsão de chuva durante o trimestre fica próxima a acima da média climatológica. Em dezembro, o fenômeno ocorre de forma irregular, associado ao processo de convecção (característica de verão), com pancadas de chuva passageiras e isoladas devido ao aquecimento da tarde, mas ainda deve ser frequente e com totais elevados.
“Em janeiro e fevereiro, os totais de chuva diminuem em Santa Catarina e ficam mais próximos da média”, destaca a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram.
El Niño forte
O destaque dos próximos meses será a atuação do fenômeno El Niño com intensidade forte, atingindo o pico máximo neste verão. Essa condição mantém o risco de eventos extremos, com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com raios, granizo e ventania.
O El Niño persiste durante todo o verão 2023 e 2014, e o outono de 2024.
Leia também:
1. Homem condenado por estupro de vulnerável é localizado e preso em Gaspar
2. GALERIA – Veja como foi a abertura do Natal em Blumenau no Parque Vila Germânica
3. Imóveis são arrombados e objetos são furtados na Itoupava Norte, em Blumenau
4. Após 30 anos, homem traficado para Israel encontra família biológica em Blumenau
5. Acidente envolvendo dois carros deixa três feridos em Pomerode
Veja agora mesmo!
Batalhão da comédia: Palhaço Birita e Sargento Junkes contam piadas no Bar da Zenaide