+

Defesa Civil de Gaspar registrou 25 ocorrências entre este sábado e domingo

Boletim do órgão foi atualizado às 2h deste domingo, 8

A Defesa Civil de Gaspar está em estado de alerta por conta da enchente, em decorrência do aumento do nível do rio Itajaí-Açu no município. A última medição realizada no rio às 2h de domingo, 8, apontou uma marca de 6,42 metros. Além disso, Gaspar está em alerta para deslizamentos devido ao solo encharcado.

A última projeção divulgada pela Defesa Civil era de que o rio Itajaí-Açu atingiria a marca de 7,4 metros às 2h, no entanto, isso não se confirmou, uma vez que o município passou algumas horas sem chuvas de grande volume. A expectativa é que o nível do rio se estabilize e volte a subir novamente quando começar o próximo período de chuvas, que está previsto para ocorrer ao longo do domingo.

Entre sábado, 7, até a madrugada deste domingo, foram atendidas 25 ocorrências, sendo 12 deslizamentos em propriedade particular, sete deslizamentos em via pública, um alagamento em via pública, dois alagamentos em propriedade particular, um local com risco estrutural, um local com queda de árvore, uma queda de muro e dois destelhamentos. Por questão de segurança, a ponte na rua Gregório Schimtt, no Gaspar Alto, foi interditada ainda no período da tarde.

Abrigos

Para aqueles que necessitam de espaço para armazenar móveis de suas casas, a Prefeitura de Gaspar disponibiliza cinco locais para a comunidade: Comunidade São Judas Tadeu e Sociedade Esportiva União no bairro Margem Esquerda; EEB Professora Dolores Luzia Krauss, no bairro Figueira e Escola Estadual Arnoldo Agenor Zimmermann, no Bela Vista e Sociedade Tamandaré, no bairro Lagoa.

Para os abrigos da Margem Esquerda, o pedido é que seja dada preferência para a Sociedade União e para acesso à Escola Arnoldo Agenor Zimmermann utilizar a rua Selma Zimmermann. O atendimento ocorre de 24 horas.

Os abrigos para móveis receberam um total de 35 mudanças. O abrigo para pessoas atualmente abriga 44 pessoas desabrigadas e cinco animais de estimação.

As equipes permanecem em plantão pelo número 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236-2147, realizando monitoramento constante das áreas de risco.

A Defesa Civil solicita que as famílias que residem próximas a morros e encostas fiquem atentas a pequenos movimentos de terra, escoamento de água com barro, entre outros, e acionem o número 199 ou o WhatsApp (47) 99236-2147 em caso de qualquer situação, a fim de evitar maiores prejuízos. A Defesa Civil continua emitindo alertas através do aplicativo, com notificações específicas para as regiões mais afetadas.

A população pode acompanhar os alertas e informações através do site da Defesa Civil de Gaspar ou do aplicativo Alerta Gaspar, disponível para sistemas Android e iOS.

Endereço do abrigo para pessoas desabrigadas:

Comunidade Santa Terezinha – Rua Barão do Rio Branco, Santa Terezinha

Endereços dos abrigos de móveis:

Sociedade Esportiva União – Endereço: R. Luiz Franzoi, 2111 – Margem Esquerda, Gaspar – SC, 89114-442

São Judas Tadeu – Endereço: R. Pedro Simon, 2313-2315 – Margem Esquerda, Gaspar – SC, 89116-520

EEB Professora Dolores Luzia dos Santos Krauss – Endereço: Rua Guilherme Sabel, 350 – Figueira

EEB Arnoldo Agenor Zimmermann – Endereço: Rua Adriano Kormann, 599, Bela Vista (Acesso pela Rua Selma Zimmermann)

Sociedade Tamandaré – Rua Geral Poço Grande, 5300 – Lagoa

Vias interditadas por completo:

Rua Gregório Schimtt, Gaspar Alto, após a ponte.

Para entrar em contato com a Superintendência de Comunicação, utilize o número (47) 99280-3566.

Leia também:
1. Últimas notícias sobre as chuvas na região
2. AO VIVO – Veja imagens do rio Itajaí-Açu em Blumenau
3. Acompanhe em tempo real o volume de chuva por bairro de Blumenau
4. Cota de enchente em Blumenau: como consultar o nível de cada rua
5. Acompanhe em tempo real o nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau
6. Qual nível o rio Itajaí-Açu transborda em Blumenau
7. Mapa interativo mostra pontos de alagamento em Blumenau


Veja agora mesmo!

Clube Blumenauense de Caça e Tiro mantém vivo o tiro olímpico na cidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo