Defesa Civil estadual e AlertaBlu preveem chuvas intensas até 3h de quinta-feira

Meteorologista explica por que é difícil calcular o volume de chuvas em Blumenau com muitas horas de antecedência

 

O Ciram/Epagri, serviço meteorológico do governo de Santa Catarina, a Defesa Civil e o AlertaBlu estão prevendo chuvas para as próximas horas. Em Blumenau, precipitações mais intensas tendem a retornar entre o fim de tarde e durante a noite desta quarta-feira, dia 17, se estendendo até a madrugada de quinta-feira, dia 18.

A meteorologista Francine Sacco explica que o AlertaBlu está trabalhando com a mesma previsão divulgada pelo estado, de volume de chuva em torno de 50 milímetros. No entanto, diz que como essas chuvas de verão têm o componente do calor associado, os volumes podem variar.

“Depende do quanto vai esquentar, para sabermos o quantos as nuvens vão se desenvolver e se realmente a chuva chegará nesse patamar”, diz.

O AlertaBlu divulgou um alerta de chuva às

A meteorologista esclarece que a posição da nebulosidade só pode ser confirmada pelo AlertaBlu de uma a uma hora e meia de antecedência. Isso porque os núcleos de chuva se movimentam muito rapidamente.

“Ontem (terça) mesmo havia núcleos bem pequenos em nossos arredores. Do nada, em função daquele calorão, todos aqueles núcleos se juntaram em cima de Blumenau. Ficaram parados em cima da gente. E isso só conseguimos estimar através das imagens de radar”, relata.

A previsão traz preocupação para Blumenau devido ao solo encharcado. Somente na tempestade de terça-feira choveu mais de 90 milímetros em alguns bairros, provocando alagamentos e mais de 80 deslizamentos de terra.

Conforme o Ciram, há um sistema baixa pressão no norte da Argentina que se estende até Santa Catarina, transportando elevados índices de umidade. Há previsão de chuvas com totais que podem acumular de 50 a 70 milímetros, “com pontuais de 100 milímetros ou mais, especialmente nas áreas do norte do Estado mais próximas ao PR”.

Vale do Itajaí, Litoral Norte, Meio-Oeste (área próxima ao PR) e Planalto Norte devem ser as regiões mais atingidas.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo