Defesa do motorista do Jaguar entra com pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça

Evanio Prestini está preso há uma semana por provocar o acidente que matou duas jovens

A defesa do motorista do Jaguar que provocou um acidente com duas mortes na BR-470, em Gaspar, sábado passado, 23, entrou com um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça no fim da manhã desta sexta-feira, 1º.

Evanio Wylyan Prestini, 31, está no Presídio Regional de Blumenau desde domingo, quando a Justiça converteu a prisão em flagrante em preventiva. Os advogados dele já haviam tentado um recurso na primeira instância, na Vara Criminal de Gaspar, sem sucesso.

O pedido de liminar entregue ao TJ pode ser julgado a qualquer momento pelo relator do caso, o desembargador Alexandre d’Ivanenko. Se for aceito, Prestini ganhará liberdade. O mérito deve demorar cerca de 30 dias para ser analisado pela Quarta Câmara Criminal do tribunal.

Com o pedido ao TJ, o advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho tenta demonstrar que a prisão do cliente é ilegal. Ele argumenta que não há motivos para mantê-lo preso enquanto corre o processo porque Prestini tem bons antecedentes, endereço fixo e não oferece risco às investigações.

No texto, Gastão critica a alegação de que o clamor público justificaria a prisão e aponta o risco de se cometer injustiças comparando com a morte de Jesus Cristo na cruz.

“Não custa lembrar que foi justamente o clamor popular o fator legitimador da maior injustiça que a história registra, pois aos gritos da turba um inocente morreu na cruz e um ladrão foi liberto…”.

Multas

No pedido, a defesa rebate a inclusão do histórico de multas de trânsito do preso como prova de que ele poderia voltar a oferecer risco à sociedade:

“Nem a quantidade das infrações ou seus enquadramentos destoam da média cometida pelos condutores brasileiros, não sendo suficiente a evidenciar a alta periculosidade capaz de alçá-lo como potencial criminoso”.

Sobre um acidente em que Prestini se envolveu em maio de 2016, em Jaraguá do Sul, a defesa afirma que ele ocorreu devido a um pneu furado.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo