Deputado Vampiro vai assumir a Secretaria de Estado da Educação
Ação simboliza aproximação de Carlos Moisés com o MDB
O deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB) será o novo secretário de Estado da Educação. A informação foi confirmada pelo Governo de Santa Catarina na manhã desta quarta-feira, 27.
O deputado vai substituir Natalino Uggioni no cargo. A data da posse ainda não foi confirmada. Vampiro e Uggioni participaram de reuniões nas últimas semanas para o parlamentar inteirar-se sobre os assuntos da pasta.
A nomeação é vista como a entrada do MDB no governo de Carlos Moisés (sem partido). Desde que retornou de seu afastamento no processo de impeachment, o governador tem sinalizado aproximação com outros partidos, e já deixou o PSL, ao qual era filiado.
Entre as redistribuições de pastas, Moisés já anunciou Eron Giordani para a Casa Civil, ex-chefe de gabinete de Julio Garcia e nome ligado ao PSD. Na sequência foi a vez do deputado Altair Silva (Progressistas), que assumiu como secretário de Agricultura.
No lugar do deputado Vampiro, deve assumir a ex-deputada Dirce Hederscheidt (MDB), primeira suplente da coligação no pleito de 2018.
Quem é o deputado Vampiro
Luiz Fernando Vampiro tem 47 anos, base eleitoral em Criciúma, e é formado em Direito com experiência em Gestão Pública. Vampiro havia ocupado o secretariado entre janeiro de 2017 e março de 2018, no então governo Raimundo Colombo (PSD), na Secretaria de Infraestrutura.
O deputado foi próximo do governo Moisés no primeiro ano, mas assumiu oposição no ano passado. Foi ele quem relatou o primeiro pedido de impeachment contra o governador e indicou, e votou, pela saída de Moisés. A totalidade da bancada do MDB o acompanhou.