Por conta de problemas nas quatro delegacias mais importantes da cidade, o deputado estadual Ismael dos Santos (PSD) esteve com o governador Carlos Moisés (PSL) na tarde de terça-feira, 26, para mostrar as condições em que se encontram essas delegacias e para sugerir a criação de um Centro de Segurança em Blumenau.

Segundo o deputado, esse Centro, que seria construído no terreno do antigo Centro de Saúde Abelardo Vianna, na Rua Itajaí, abrigaria a DPCAMI (Delegacia de Polícia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso), a 1ª DP (hoje está na Rua Pandiá Calógeras, (Centro), a 2ª Delegacia (Itoupava Norte) e a Central de Polícia (Garcia).

Todas essas quatro delegacias estão em estado precário ou inadequadas para o atendimento da população, tendo um inclusive que está com ação de despejo por falta de pagamento do aluguel.

O projeto já está pronto e foi pago pela Ammvi (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí) e o custo total da obra está estimado em, aproximadamente, R$ 8 milhões, sendo que R$ 3 milhões sairiam das emendas impositivas do próprio deputado Ismael. Se aprovado pelo governador, a obra ficaria pronta para uso em torno de três anos.

Ismael dos Santos levou na reunião com Carlos Moisés quatro cadernos com todas as informações das quatro delegacias de Blumenau e muitas fotos que mostram o estado deplorável em que os policiais civis de Blumenau trabalham. Segundo o deputado, o governador desconhecia a atual situação e se mostrou disposto a resolver esse problema o mais breve possível.

Há muito tempo o delegado Ronnie Esteves, da comarca de Ascurra, vem lutando para que a Polícia Civil de Santa Catarina tenha melhores condições de trabalho e que seja reconhecida a defasagem salarial de toda uma corporação que têm enfrentado bandidos cada vez mais preparados, com armas de grosso calibre e uma ousadia que chega a surpreender a própria polícia, como no assalto de Criciúma e o roubo que ocorreu na agência da Viacredi da Itoupava Central, em Blumenau, na semana passada.

2ª Delegacia de Polícia, Itoupava Norte

1ª Delegacia de Polícia, rua Pandiá Calógeras, Centro

DPCAMI, bairro Velha

De acordo com Ismael, em duas semanas o governador Moisés deve responder à solicitação do deputado e, se a sinalização for positiva, começa-se a resolver os problemas burocráticos. O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) tem a intenção de fazer naquele mesmo local o Museu do Automóvel, mas o deputado estadual já adiantou que há outro terreno que pode ser cedido para a construção do museu para que o Centro de Segurança de Blumenau possa ser erguido nesta área mais central.

Uma ótima iniciativa do deputado Ismael que conseguiu unir uma entidade de classe, o Governo do Estado e a Prefeitura de Blumenau para melhorar um atendimento essencial para a população da cidade e também a vida dos policiais civis, que há anos esperam por alguma solução desse problema aqui em Blumenau.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município Blumenau. Vem muita novidade por aí!