Detran fecha autoescola no Centro de Blumenau

Detran fecha autoescola no Centro de Blumenau

Proibição de funcionamento foi dada por improbidade administrativa

Bianca Bertoli

A corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fechou a autoescola Beira-Rio, no Centro de Blumenau, na manhã desta sexta-feira, 21. O processo administrativo foi aberto em 2013. A cassação ocorreu por improbidade.

A autoescola teria ministrado três aulas práticas seguidas, de 50 minutos cada, sem intervalo. O permitido são duas aulas, com intervalo entre elas, de acordo com a resolução do Detran. O órgão não detalhou quantas vezes e com quantos alunos isso teria acontecido. Há também indícios de outras irregularidades, que não foram divulgadas.

Logo após a Polícia Civil sair do local, por volta das 9h40, os telefones dentro da autoescola tocavam, mas ninguém atendia. Derli Cruz, agente no Detran em Florianópolis, ficou dentro da empresa levantando o número de alunos.

Bianca Bertoli

A advogada que representa a autoescola, Rosiane Farias, informou que entrará com recursos judiciais para reverter a proibição de funcionamento. Enquanto isso, nenhum atendimento a clientes pode ser feito.

“Nós garantimos que nenhum aluno será prejudicado. Todos que estão em processo de fazer a CNH serão encaminhados a outros centros de formação de condutores da cidade”, tranquilizou.

A Polícia Civil apoiou a operação. Segundo o delegado regional, Egídio Ferrari, a instrução é que os alunos que se sentirem lesados procurem o Ciretran para resolver a questão. Cada caso será analisado individualmente.

Bianca Bertoli

Três agentes de Florianópolis estiveram em Blumenau. Dois deles fizeram uma fiscalização de rotina, vistoriando os carros da autoescola e a estrutura do local, além dos alvarás. Até o fechamento deste texto, às 10h45 desta sexta-feira, nenhum problema havia sido identificado.