Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Dieta low carb funciona? Nutricionista explica

Dieta low carb funciona? Sempre que ouço ou vejo essa pergunta eu penso: depende. Funciona pra quem? Qual a sua idade? Qual o seu objetivo com a dieta? Como é a sua rotina? Como estão os seus exames? Pratica atividade física? Tem alguma doença associada? Tudo isso deve ser levado em conta na hora de escolher uma estratégia nutricional. Afinal nutrição não é 2+2=4.

Se você está se perguntando o que é uma low carb, nada mais é do que restringir o consumo de carboidratos no seu dia. E restringir não significa cortar, e muito menos consumir altas quantidades de proteína. Hoje já temos alguns protocolos conhecidos para o planejamento de uma low carb, que vão de 20 até 45% mais ou menos de calorias consumidas vindas de carboidratos. Mas sabe de uma coisa que ninguém te contou? Se hoje você consome cerca de 70% das calorias ingeridas vindas de carboidratos, ao cortar isso para 60 ou 50% você já está fazendo uma low carb.

Daí agora você vem com as perguntas: mas pode banana na low carb? Pode arroz na low carb? Pode batata? Na low carb pode o que você quiser, porque nessa estratégia o que importa é o contexto da sua alimentação no dia inteiro, e não um alimento separado. Claro que existem formas saudáveis e não saudáveis de se fazer isso. Opte sempre por aquela que vai te fornecer alimentos in natura e integrais.

Outro ponto muito importante a ser discutido é que a low carb é uma estratégia nutricional, e não um estilo de vida. E como toda estratégia nutricional, ela deve ter dado de início e de término. Assim como um objetivo muito bem definido e uma planejamento correto de como se alimentar durante esse período. Tudo isso você faz com o auxílio de um profissional nutricionista, que saberá te auxiliar muito bem, para você não passar por longas restrições de carboidratos ou calorias e acabar com um efeito rebote.

Importante eu te dizer uma outra coisa, a dieta low carb só fará você emagrecer se ela for baseada em deficit calórico (ingerir menos do que você gasta), prática de exercícios físicos e qualidade de sono. Assim como qualquer outra dieta. Não é o fato dela ter menos carboidratos, e sim do efeito que isso terá no seu metabolismo quando associado aos outros fatores mencionados. Então não se iludam tão fácil com a ideia de um milagre, pois isso não existe na nutrição que preza pela saúde e bem estar.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo