Uma matéria publicada na sexta-feira, 18, no jornal O Estado de São Paulo fez com que o candidato a prefeito do PRTB de Blumenau, Jairo Santos, começasse a fazer contatos com a executiva nacional do PTB para que, segundo ele, um acordo firmado com o presidente da sigla na cidade seja cumprido.
A matéria do jornal mostra que o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, interveio em alguns diretórios municipais nos estados de São Paulo e Ceará porque os presidentes locais fizeram coligações com candidatos de partidos considerados contrários ao presidente Jair Bolsonaro, como PT e PSDB.
Voltando para o cenário de Blumenau, Jairo Santos informou que atuou profissionalmente para o PTB para regularizar pendências junto ao Tribunal Regional Eleitoral e colocar o partido apto a disputar as eleições municipais de 2020. Depois dos serviços jurídicos feitos, o candidato a prefeito do PRTB disse que conseguiu de Edinelson Miranda, presidente do PTB de Blumenau, uma carga assinada que garantia o apoio do partido à sua candidatura, cabendo ao PTB de Blumenau indicar o vice na sua chapa.
Já o presidente do PTB blumenauense informou que nunca assinou carta alguma firmando apoio à candidatura de Jairo e que não combinou apoio nenhum ao PRTB nas eleições municipais em Blumenau.
Miranda disse que o PTB está apoiando a candidatura do deputado estadual Ricardo Alba (PSL) a Prefeitura de Blumenau e que não recebeu comunicado nenhum da executiva nacional para que o partido mude.
No último dia 7 Edinelson já tinha gravado um vídeo confirmando o apoio a Ricardo Alba e dizendo que qualquer outra informação fora desse contesto, seria fake news.
Mas na tarde de sexta-feira Oswaldo Eustáquio, o blogueiro que foi investigado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e que se filiou no mês de julho no PTB com o apadrinhamento de Roberto Jefferson, publicou mais um vídeo, ao lado de um senhor chamado Norberto, secretário geral do PTB nacional, dizendo que foi desacatado em Blumenau por uma pessoa que disse que “o Eustáquio não representa nada, aqui a gente faz com a gente quiser”. No mesmo vídeo, ele afirma que o PTB de Blumenau vai coligar com o PRTB e vai apoiar a candidatura de Jairo Santos.
Jairo Santos também enviou dois vídeos, um dele mesmo falando que o PTB está com ele por conta da representatividade dos petebistas, e outro com a fala de Everson de Oliveira, presidente do PTB segundo o site do Tribunal Regional Eleitoral, dizendo que vai apoiar o PRTB em Blumenau.
Essa história deve dar pano pra manga, mas o certo é que o apoio do PTB, seja para Alba ou para Jairo Santos, não definirá quem terá o melhor desempenho no pleito municipal de Blumenau.
Confira os vídeos citados na coluna
Justiça sendo feita.Tirar o PTB de nós tinha um único objetivo, nos tirar dos debates…a quem pode interessar não…
Publicado por Jairo Santos em Sexta-feira, 18 de setembro de 2020