Da tragédia à solidariedade: blumenauenses lotam Hemosc para doar sangue
Após tragédia na BR-470, cerca de 200 atendimentos foram feitos somente na manhã de segunda-feira
A tragédia que matou duas jovens na BR-470 e feriu com gravidade uma terceira despertou a solidariedade do blumenauense. Somente na manhã desta segunda-feira, 25, o Hemosc de Blumenau atendeu cerca de 200 interessados em doar sangue.
São pessoas que se sensibilizaram com a campanha disparada por amigos de Maria Eduarda Kraemer, 24, que está internada no Hospital Santo Antônio. Ela passou por uma cirurgia e precisou de transfusão de sangue.
Segundo Thayse Molinari, coordenadora de captação de doadores do Hemosc, a meta de um dia inteiro da unidade é atender entre 70 e 90 pessoas. Devido à alta procura, algumas pessoas tiveram de esperar até três horas. Geralmente, todo o atendimento, do cadastro até o lanche oferecido após a doação, leva em torno de 50 minutos.
Thayse comemorou a onda de solidariedade e orientou quem deseja colaborar a procurar o Hemosc no decorrer da semana. Assim, não haverá tempo excessivo de espera e será possível administrar melhor os estoques.
As plaquetas, por exemplo, têm validade de apenas cinco dias. Ou seja: se todos forem doar no mesmo dia, o estoque durará pouco.
“A gente agradece e orienta a vir durante a semana, que vai estar contribuindo da mesma forma”, ressalta a coordenadora.
Doação de sangue
O Hemosc de Blumenau fica na rua Theodoro Holtrup, bairro Vila Nova, quase na esquina com a Antônio da Veiga. Há estacionamento nos fundos, com entrada pela rua Joinville.
O horário de atendimento é das 7h15 às 18h30. Aos sábados, das 8h15 às 11h.