Dois servidores públicos de Blumenau são afastados em nova fase de operação contra grupo criminoso que venceu licitações
Após vencer as licitações, grupo superfaturou as medições pertinentes aos serviços prestados
Na manhã desta terça-feira, 3, a Polícia Civil realizou a segunda fase da Operação Elysium, que visa desmontar um grupo criminoso especializado em fraudes aos caráter competitivo de licitações, que atingiu as Prefeituras de Blumenau e de Indaial. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca domiciliar e dois servidores públicos de Blumenau foram afastados.
Na primeira fase da Operação, a Polícia Civil evidenciou que a empresa investigada participava de licitações provida de atestados de capacidade técnica falsos. Agora, os policiais constataram que a empresa, após vencer as licitações, superfaturou as medições pertinentes aos serviços prestados.
Relembre o caso: Empresário preso em nova operação em Blumenau também foi preso na operação Limpeza Geral
Estes serviços dizem respeito às atividades de manutenção de arborização urbana, manutenção de canteiros, irrigação de jardins, roçada com roçadeira mecânica e congêneres, realizados nos estabelecimentos indicados no contrato com o Poder Público.
Em dois contratos investigados, a empresa recebeu do poder público o total de R$ 2 milhões, em 2022 e 2023.
Nesta segunda fase da Operação Elysium, a Polícia Civil relata que focou nos funcionários públicos responsáveis pela fiscalização da empresa, “cuja omissão foi imprescindível para os lucros ilícitos investigados.”
Mandados e servidores públicos afastados
Foram cumpridos sete mandados de busca domiciliar. Além disso, a pedido da Polícia Civil dois investigados foram afastados do serviço público. O engenheiro florestal da empresa investigada também teve seu registro profissional suspenso, a fim de evitar novas práticas ilícitas.
A Polícia Civil apreendeu dispositivos eletrônicos e demais elementos de interesse para investigação. “Após demais diligências cabíveis, o inquérito será concluído e apresentado ao Ministério Público”, finaliza a nota.
Leia também:
1. Identificado homem que morreu após bater carro depois de troca de tiros em boate de Blumenau
2. 174 anos de Blumenau: maior cuca do Brasil é distribuída para a comunidade na Vila Itoupava
3. Moradora de Blumenau ganha R$ 200 mil na Trimania
4. Flautistas de Goiás e Rio de Janeiro se apresentam no próximo sábado na Igreja Luterana do Espírito Santo, em Blumenau
5. Saiba quantas cervejarias estão confirmadas no Festival Brasileiro da Cerveja de 2025, em Blumenau
Veja agora mesmo!
Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau: