Dupla promove desafio solidário para ajudar associação que atende pessoas com câncer em Blumenau
Valor arrecadado será destinado à entidade que auxilia famílias em vulnerabilidade social
Dois blumenauenses irão fazer um desafio ciclístico para chamar atenção da população para a Associação Blumenauense na Luta Contra o Câncer (Ablucan). O objetivo é angariar doações para a associação, que atende pessoas em vulnerabilidade social que lutam contra a doença.
O passeio terá início na próxima terça-feira, 10, e passará pelo Circuito das Araucárias. O trajeto perpassa os municípios de São Bento do Sul, Corupá, Campo Alegre e Rio Negrinho. Serão aproximadamente 300 km em cinco dias.
Os ciclistas que irão realizar o trajeto são Fernando Silva, que já venceu um câncer, e ciclista Thais Mirek. A dupla irá carregar apetrechos de camping na viagem para realizar o trajeto, que conta com 6,5 mil metros de altimetria.
No entanto, as doações já podem ser realizadas por meio de uma vaquinha online promovida pela Ablucan. Até o momento, apenas R$ 165 dos R$ 4 mil foram levantados na plataforma. Todo o valor será repassado à associação.
Para tirar dúvidas ou saber outras formas de ajudar, você pode falar com a Ablucan pelo telefone 47 9-9927-8906.
Sobre a instituição
Com 14 anos de história, a Ablucan foi fundada em 21 de fevereiro de 2007, com o objetivo de dar qualidade de vida àquelas pessoas que buscavam a cura do câncer e também dos familiares delas, oferecendo orientação psicossocial, nutricional e jurídica.
“São momentos muito delicados, porque essas pessoas precisam de atenção emocional, saberem que não estão sozinhas. Além disso, queremos que elas tenham segurança de que estão buscando os melhores caminhos para garantir a própria saúde e seus direitos”, lembra Hanelore.
A casa oferece acompanhamento com psicólogo, assistente social e orientadora social. Todo o atendimento é gratuito, por isso a Ablucan depende das doações para manter a oferta de cestas básicas, suplemento, leite, fralda, protetor solar, empréstimo de equipamentos hospitalares como cadeira de rodas, muletas, andadores.
A Associação Blumenauense na Luta Contra o Câncer atende adultos e idosos com diagnóstico de câncer que tenham dificuldades financeiras em decorrência do tratamento e também para se manter durante esse período.
Eles chegam à entidade através da indicação dos próprios hospitais que detectam a doença. Os pacientes são principalmente de Blumenau, mas como os hospitais da cidade são referência para esse tipo de tratamento, muitas pessoas de cidades vizinhas também são acolhidas pela Ablucan.
Desde o início das atividades até junho de 2021, passaram pela entidade 574 famílias que receberam algum tipo de atendimento da Associação.