Egidio Beckhauser, 44 anos, natural de Armazém, no Sul do estado, e com forte ligação com o esporte, principalmente o futsal.

Candidatou-se a vereador pela primeira vez nas eleições municipais de 2020 e obteve 2.733 votos, sendo um dos 15 vereadores eleitos de Blumenau na legislatura de 2021 a 2024.

Surpreendentemente foi o nome escolhido para assumir a cadeira mais importante da Câmara de Vereadores de Blumenau no ano de 2021 por um grupo de oito vereadores que pregam a independência e uma nova mentalidade de poder público para o legislativo municipal.

 

Leia abaixo a entrevista que fiz com Egidio Beckhauser (Republicanos).

 

Como presidente da Câmara, quais serão as primeiras ações de Egidio a partir de janeiro de 2021?

R: Mostrar a todos que não existe uma divisão, mas sim a somatória de ideias para uma Blumenau mais prosperante. Quando você assume a posição de vereador eleito nessa casa, o bem maior será sempre o blumenauense. E pelas conversas sinto que esse é um pensamento de todos que aqui estão. Vamos tentar, de todas as formas, construir bons relacionamentos, harmonia, legislar com sabedoria e compreensão, estudando com calma e atenção tudo que for apresentado pelo melhor da nossa cidade.

Como vai ser a interação com a Prefeitura de Blumenau e principalmente com o prefeito Mário Hildebrandt?

R: Participei como Secretário de Esporte de Blumenau entre os anos de 2017 a 2020, dois desses no mandato do prefeito Mário. Temos um bom relacionamento e acredito que essa é a melhor forma de construirmos maneiras que oportunizem conquistas e realizações para os blumenauenses. O legislativo e executivo precisam ter uma linha próxima, pois caminham desde a fiscalização a execução, e se houver desavenças nesse caminho, todos acabam perdendo.

Até 2020 o blumenauense não tinha muita interação com o legislativo da cidade. Como mudar essa relação e como fazer que o munícipe se interesse mais pelo que acontece na Câmara?

R: Desde o início da campanha eleitoral, a minha preocupação se voltou a escutar as necessidades da população. Uma das coisas que muitos me comentaram foi o desejo do vereador não estar próximo da comunidade apenas naquele período, mas sim quando eleito também. Me comprometi com esse fato, pois isso também esteve em nosso programa de campanha. Vejo como muito importante essa ligação com a população e quero usar formas de estar presente auxiliando em questões legislativas ou cobrando do executivo providências para situações que aconteçam. Pretendo usar com frequência e de forma dinâmica as redes sociais para essa proximidade.

Há a proposta de mudar o modelo de comunicação da Câmara. Qual é a ideia do seu grupo e quando esse novo formato começará a ser implantado?

R: Precisamos construir um novo conceito de comunicação conciliado com as mudanças tecnológicas, como exemplo o melhor uso das redes sociais, e que cause naturalmente o interesse da comunidade. Estamos buscando informações para ver o que é possível proporcionar nessa transição. Esse vai ser um desafio importante de nossa gestão.

Quais os principais projetos que Egidio Beckhauser pretende apresentar nessa legislatura?

R: Uma de nossas preocupações enquanto período eleitoral foi apresentar propostas que estivessem de acordo com as reais necessidades da comunidade blumenauense e que gerasse um resultado. Desta forma, eu e minha equipe, realizamos um estudo e definimos demandas que possam auxiliar em situações voltadas a segurança, saúde, mobilidade urbana, educação, causa animal, desburocratização, cultura, entre outros temas de relevância social. Vamos avalia-las em conjunto e seguir tudo conforme planejamos.

Sendo um vereador ligado ao esporte e já tendo sido presidente da Fundação Municipal de Desportos, quais leis que, hoje, podem ser mudadas para melhorar a captação de recursos para essa área?

R: Vamos avaliar com sabedoria e seguindo o diálogo com as modalidades esportivas, mas na campanha mesmo já introduzimos como proposta o projeto de lei “Adote uma modalidade esportiva”. A nossa perspectiva é apresentar redução de investimentos públicos e proporcionar ao empresariado maneiras de contribuir com incentivos fiscais. Essa é uma das formas que vamos buscar para contribuir com o esporte.

Se já estivéssemos em dezembro deste ano, como o Egidio gostaria de ser avaliado no seu mandato de presidente da Câmara?

R: Quero ser lembrado como aquele que apresentou um mandato com novas ideias, priorizou a transparência dos processos e protocolos, assim como manteve a sua linha propositiva e que efetivamente gerou benefícios aos blumenauenses.