Marcelo Lanzarin é o novo presidente do Legislativo de Blumenau
Votação com chapa única também elegeu o vereador Bruno Cunha, que será vice-presidente da Mesa Diretora
Marcelo Lanzarin (MDB) é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau. A eleição, com chapa única, ocorreu por volta das 18h desta terça-feira, 11. Depois de muita briga em público e negociação nos bastidores, a votação acabou sendo por consenso.
O vice-presidente eleito é Bruno Cunha (PSB). Almir Vieira (PP) será o primeiro secretário e Gilson de Souza (PSD), o segundo secretário. A posse automática da nova Mesa Diretora será no dia 1º de janeiro de 2019 (não há uma cerimônia agendada). O mandato é por dois anos.
“Vamos conduzir com muita tranquilidade os trabalhos aqui nessa casa”, disse Lanzarin.
Até segunda-feira, Lanzarin era cotado para ser vice de Jens Mauntau (PSDB), porém, o nome do tucano tinha resistência de parte dos vereadores. Com a inclusão de Almir Vieira como primeiro secretário e a transferência de Lanzarin para a presidência, foi possível obter o consenso.
Na confusa sessão da semana passada, em que a eleição não terminou, Marcelo Lanzarin atuou como uma ponte entre os dois grupos que havia na casa, liderados por Almir Vieira (PP) e o líder do governo, Alexandre Matias (PSDB).
Durante os votos e após a sessão, diversos vereadores avaliaram que o resultado é uma demonstração de independência do Poder Legislativo em relação ao Executivo. O PSDB, maior bancada da casa, com três vereadores, ficou de fora da Mesa.
Quem é Marcelo Lanzarin
O vereador Marcelo Lanzarin é brasileiro, natural do Rio de Janeiro, formado em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria-RS. Em Blumenau, atuou como médico na rede municipal de saúde, como coordenador das unidades de saúde, gerente de atenção básica e diretor de ações em saúde. Em 2009 assumiu o cargo de Secretário de Saúde.
É vereador de primeiro mandato (na legislatura anterior chegou a atuar como suplente). Na atual gestão do Legislativo, é o segundo-secretário.