X
X

Buscar

Emoção, homenagens e orações marcam cerimônia sobre o desastre de 2008

Documentário Blumenau+10, produzido por O Município Blumenau, teve a pré-estreia durante o evento no Teatro Carlos Gomes

O evento oficial que lembrou a passagem dos 10 anos do chuvoso e trágico novembro de 2008 ficou marcado pela emoção, por orações e homenagens. Durante três horas, autoridades, pessoas que participaram do esforço de reação à tragédia e líderes comunitários recordaram a tristeza do desastre e celebraram a resiliência de Blumenau.

Durante a solenidade, no pequeno auditório do Teatro Carlos Gomes, ainda ocorreu o lançamento do projeto do Centro de Memória de Desastres e pré-estreia do documentário Blumenau+10, produzido por O Município Blumenau. Assista ao filme na íntegra abaixo:

No corredor do Carlos Gomes, escuridão, fios pendurados no teto simulando chuva e sons de trovões lembravam o clima do fim de semana em que Blumenau registrou 500 milímetros de chuva e 3 mil deslizamentos de terra.

Entidades, pessoas e órgãos públicos receberam homenagens do prefeito Mário Hildebrandt (PSB). Entre eles, Alice Kuerten, presidente do Instituto Guga Kuerten, que à época construiu 212 casas para desabrigados.

“Sou blumenauense e sou contagiada pela bactéria de Blumenau de ter garra e fazer acontecer”, disse.

“Esse momento consolida todo o processo de solidariedade. Imaginávamos na época uma reconstrução longa para Blumenau. Dez anos depois, estamos com toda essa infraestrutura de defesa de desastres”, avaliou o secretário de Estado da Infraestrutura e representante do governo estadual na cerimônia, Paulo França.

O prefeito homenageou o coronel Carlos Menestrina, atual secretário de Defesa do Cidadão e comandante do Corpo de Bombeiros em 2008. No início da solenidade, Menestrina leu uma poesia de própria autoria em homenagem à cidade.

“Não podemos esquecer o que ocorreu em 2008, pois não podemos esquecer de como temos que cuidar da nossa cidade hoje. Mudamos a cara, o jeito e a finalidade da Defesa Civil”, discursou Hildebrandt.

Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau

Orações

Líderes de igrejas evangélicas e católica rezaram pelas vítimas da tragédia e depois fez-se um minuto de silêncio. Durante a catástrofe, há dez anos, 24 pessoas morreram em Blumenau. No total, foram 135 vítimas em Santa Catarina.

Homenageados

23º Batalhão de Infantaria
3º Batalhão do Corpo de Bombeiros
Samu
10º Batalhão de Polícia Militar
3ª Delegacia de Polícia Civil
Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil (UFSC)
Centro de Operações do Sistema de Alerta (Ceops/Furb)
Jeep Clube de Blumenau
Moto Clube de Blumenau
Profissionais de imprensa (Assimvi)
Clube de Radioamadores de Blumenau
Instituições privadas
Voluntários dos Abrigos de Defesa Civil
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Associação Maçônica Palmeira da Paz
Paulo França, representando o governo estadual
João Paulo Kleinübing, prefeito em 2008
Luiz Henrique da Silveira (in memoriam), governador em 2008
Lions Clube
Rotary Club
Instituto Guga Kuerten
Sociedade civil